O Departamento Nacional de Trânsito anunciou algumas novas funcionalidades para o seu aplicativo Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. De acordo com as informações que foram divulgadas, uma das novidades será a possibilidade de as montadoras avisarem os motoristas pelo próprio app sobre recalls que atinjam o seu veículo.
O anúncio foi feito durante a abertura do Salão Duas Rodas, evento que iniciou nesta segunda-feira. Os comunicados vão indicar uma série de informações relacionadas ao recall do veículo, incluindo o defeito e os riscos que o motorista corre caso o veículo não seja levado para fazer os procedimentos indicados.
Além disso, as notificações também devem fornecer informações sobre o canal de atendimento da empresa responsável para que os motoristas entrem em contato, seja endereços de sites ou telefones. O aplicativo também poderá indicar para os motoristas a concessionária mais próxima onde ele pode se apresentar para resolver o problema.
A medida é resultado de portaria assinada pelos ministérios da Infraestrutura e da Justiça, em julho deste ano, para a criação de um Serviço Nacional de Registro e Notificação de Recall de Veículos, que entrou em vigor oficialmente no dia 1º de outubro. O principal objetivo da medida é permitir uma comunicação de recall mais ágil com o proprietário do carro.
Vencimento e Multas
Além disso, a nova versão da CNH digital vai oferecer algumas outras funcionalidades para os seus usuários. O aplicativo vai avisar sempre quando a validade da CNH estiver por expirar, sendo que o tempo configurado para a notificação será de 30 dias antes. Os motoristas também poderão consultar infrações de trânsito por este aplicativo.
A partir de 2020 o Denatran prevê a ampliação do serviço de multa, com a possibilidade do motorista realizar o pagamento delas diretamente pelo app, com até 40% de desconto.