A Apple anunciou nesta semana que finalmente vai lançar a versão considerada como completa do CarPlay. O lançamento, que já está atrasado alguns anos, será disponibilizado em um primeiro momento apenas nos veículos lançados pela Aston Martin, com a atualização já sendo liberada em alguns países.
Uma das grandes novidades que essa atualização vai trazer é que o CarPlay não ficará visível apenas no painel multimídia no centro do veículo. O sistema também poderá ser utilizado no painel digital do motorista, à frente do volante. Nas palavras da empresa da maçã, a mudança vai proporcionar uma aparência consistente a toda a experiência de direção.
Além da quantidade de telas, a nova versão do sistema também vai permitir que as informações do carro sejam visualizadas pelo próprio software, como velocidade, consumo de combustível, distância e rodagem, pressão dos pneus e temperatura da água — tudo isso somado às funções que já existem, como mapas e exibição de mídia.
Os primeiros carros que devem receber essa atualização são os modelos Aston Martin DBX, Vantage, DB12 e Vanquish, encomendados a partir do dia 15 de maio. Veículos já existentes equipados com o sistema mais recente da marca — lançado no DB12 2024 — receberão a atualização "nas próximas semanas", através da rede oficial de concessionárias.
Nos carros da Aston Martin, o sistema vai trazer diversos outros recursos, incluindo diferentes configurações para velocímetro e conta-giros, integrando mapas e mídia em tela cheia diretamente no painel de instrumentos. O CarPlay Ultra também oferece a possibilidade de posicionar aplicativos da Apple em qualquer tela, permitindo controle fácil e intuitivo sobre funções como rádio e climatização.
Vale ressaltar que nem todos os carros que possuem o sistema da Apple vão oferecer acesso à versão Ultra. A decisão será de cada uma das montadoras. A Porsche, por exemplo, deve ser a próxima a receber essa atualização.