A montadora britânica Aston Martin, que ficou conhecida no mundo inteiro especialmente pelos modelos criados para o icônico agente secreto James Bond, na série de filmes 007, está entrando na bolsa de valores de Londres. De acordo com as informações que foram divulgadas, a empresa foi avaliada em 4,33 bilhões de libras (US$ 5,6 bilhões).

Aston Martin entra na bolsa de valores

Além de divulgar o valor total da empresa, uma informação que é obrigatória para todas as companhias que começam a ter suas ações negociadas na bolsa de valores, a Aston Martin informou também que foi estabelecido o preço de 19 libras por ação para o começo da suas operações na bolsa.

Trinta minutos depois do começo das suas ações, os papeis operavam em queda de 4,21%, a 18,20 libras, o que pode indicar que "foi estabelecido um preço muito elevado", de acordo com Michael Hewson, analista da CMC Markets.

O total da companhia que acabou sendo disponibilizado para capital aberto, que acaba definindo a quantidade de ações disponíveis para o mercado, foi de 25%.

Aston Martin entra na bolsa de valores

Especialistas em mercado financeiro afirmam que esta é uma das operações mais importante se esperadas do não na bolsa de valores de Londres, e também considerada a mais impactante no mercado automotivo desde a entrada da Ferrari na bolsa de valores de Wall Street, o que aconteceu em 2015.

A entrada na Bolsa representa uma etapa histórica para a Aston Martin e estamos satisfeitos de ver a boa recepção que tivemos dos investidores de todo o mundo", comemorou Andy Palmer, CEO da empresa. A operação prevê a venda de ações de seus principais proprietários: o fundo italiano Investindustrial, os investidores kuwaitianos Adeem Investments e a empresa de investimentos Primewagon.

O momento escolhido pela empresa para ingressar na bolsa de valores está diretamente relacionada a mudança de direção em relação aos resultados da companhia. Depois de enfrentar uma sequência de anos em queda nas vendas, 2017 registrou resultados positivos, algo que não acontecia desde o ano de 2010.