Os brasileiros não poderão mais comprar carros da Aston Martin em território nacional de forma oficial. O empresário Sergio Habib, que também foi responsável por trazer ao mercado nacional a francesa Citroën, a inglesa Jaguar e, mais recentemente, a chinesa Jac Motors, afirmou que as importações da Aston Martin no Brasil estão encerradas.

Aston Martin não vai mais importar carros ao Brasil

A única concessionária da empresa instalada no Brasil, que ficava na cidade de São Paulo, fechou suas portas. A empresa britânica é famosa por vários modelos, sendo que alguns se tornaram ainda mais conhecidos depois que a empresa se tornou a marca oficial de James Bond, o espião mais famoso dos cinemas.

Apesar da confirmação do encerramento da importação dos veículos da marca para o Brasil, a empresa não quis confirmar oficialmente os motivos que levaram ao fechamento da concessionária brasileira. Mas a crise como um todo pode ser culpada, bem como alguns problemas que foram enfrentados pelo empresário ao tentar trazer muitas marcas que não eram comercializadas por aqui.

Problemas

O empresário responsável pela venda dos carros da Aston Martin apostou muitas das suas fichas na Jac Motors do Brasil, que se tornou a empresa representante de diversas marcas de luxo para o mercado nacional. Mas nos últimos anos o cenário acabou mudando de uma forma bastante brusca, uma vez que o governo promoveu o chamado “super IPI”, que foi a elevação do imposto cobrado na comercialização deste tipo de carro.

Aston Martin não vai mais importar carros ao Brasil

Exatamente por isso os negócios e os planos de expansão da marca acabaram sofrendo um atraso, uma vez que as vendas dos carros se tornaram mais raras em função da crise financeira. Um dos grandes projetos do empresário para o Brasil, que é uma fábrica da Jac Motors que seria instalada em Camaçari, na Bahia, ainda não saiu do papel.

Números

Quando desembarcou por aqui, a Aston Martin conseguiu vender 36 carros de luxo logo no seu primeiro ano de funcionamento, que aconteceu em 2011. Mas a partir deste momento a empresa não conseguiu ver um aumento nas vendas, muito pelo contrário. De acordo com os dados que foram divulgados, no ano passado a Aston Martin vendeu apenas 2 carros no Brasil.