O presidente da Audi no Brasil, Johannes Roscheck, confirmou nesta semana que o Brasil deve ter o sedan topo de linha A8 nas concessionárias locais a partir de 2020. O modelo foi apresentado oficialmente em novembro do ano passado, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A grande novidade o modelo ser o primeiro carro produzido de série no mundo com nível 3 de condução.
Mas este nível de condução não deve chegar ao mercado brasileiro. "O novo A8 chega sem condução autônoma de nível 3, que hoje não está habilitada em nenhum país. Esse é um tema que temos de ver com muita calma. Tínhamos esperança que saísse mais rapidamente [a homologação para usar a tecnologia], porém ainda é um sonho do futuro, que não virou realidade por enquanto”, declarou o executivo em entrevista para imprensa.
O presidente afirma que, até o momento, não existe nenhum local do planeta que tenha regulamentado a utilização de carros que tenham sistemas capazes de rodar sem qualquer intervenção do motorista, mesmo que o motorista fique atento para assumir o volante sempre que possível.
O nível do A8, quando começar a ser vendido por aqui, deve ficar em 2, que garante que ele fique dentro da lei. Por conta disso, o modelo não terá todos os sensores que originalmente ele deveria ter. Com isso, também fica afastada a possibilidade de habilitar o nível 3 de condução no futuro, já que o modelo não terá os sensores que seriam fundamentais para que o carro conseguisse tal façanha.
Mas o modelo seguirá sendo um dos mais modernos e tecnológicos quando for alancado no Brasil. Ele conta com um conjunto de sistema que analisa o asfalto para adaptar a suspensão e prevenir pancadas causadas por buracos. Além disso, o carro também conta com um recurso que evita encostar a roda na guia durante a manobra de estacionamento.
Além disso, o novo A8 é capaz de estacionar sozinho por aplicativo de celular, traz comandos concentrados em telas sensíveis ao toque e massageador não só nos quatro bancos individuais, mas também nos pés de quem viaja atrás.