O presidente da Audi no Brasil, Johannes Roscheck, confirmou nesta semana que o Brasil deve ter o sedan topo de linha A8 nas concessionárias locais a partir de 2020. O modelo foi apresentado oficialmente em novembro do ano passado, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A grande novidade o modelo ser o primeiro carro produzido de série no mundo com nível 3 de condução.

Audi A8 confirmado para o ano de 2020 no Brasil

Mas este nível de condução não deve chegar ao mercado brasileiro. "O novo A8 chega sem condução autônoma de nível 3, que hoje não está habilitada em nenhum país. Esse é um tema que temos de ver com muita calma. Tínhamos esperança que saísse mais rapidamente [a homologação para usar a tecnologia], porém ainda é um sonho do futuro, que não virou realidade por enquanto”, declarou o executivo em entrevista para imprensa.

O presidente afirma que, até o momento, não existe nenhum local do planeta que tenha regulamentado a utilização de carros que tenham sistemas capazes de rodar sem qualquer intervenção do motorista, mesmo que o motorista fique atento para assumir o volante sempre que possível.

Audi A8 confirmado para o ano de 2020 no Brasil

O nível do A8, quando começar a ser vendido por aqui, deve ficar em 2, que garante que ele fique dentro da lei. Por conta disso, o modelo não terá todos os sensores que originalmente ele deveria ter. Com isso, também fica afastada a possibilidade de habilitar o nível 3 de condução no futuro, já que o modelo não terá os sensores que seriam fundamentais para que o carro conseguisse tal façanha.

Mas o modelo seguirá sendo um dos mais modernos e tecnológicos quando for alancado no Brasil. Ele conta com um conjunto de sistema que analisa o asfalto para adaptar a suspensão e prevenir pancadas causadas por buracos. Além disso, o carro também conta com um recurso que evita encostar a roda na guia durante a manobra de estacionamento.

Além disso, o novo A8 é capaz de estacionar sozinho por aplicativo de celular, traz comandos concentrados em telas sensíveis ao toque e massageador não só nos quatro bancos individuais, mas também nos pés de quem viaja atrás.