A Audi anunciou nesta semana que está realizando testes em um novo sistema criado pela própria montadora que vai ajudar aos motoristas que evitem os sinais fechados enquanto estiverem circulando pelas ruas de uma determinada cidade. De acordo com a montadora, o teste está sendo realizado na cidade alemã de Dusseldorf.

Audi anuncia sistema que ajuda motorista a evitar semáforos fechados

A ideia do sistema é contar com uma série de algoritmos interativos que vão ajudar durante o deslocamento do motorista para que ele evite, se não todos pelo menos o máximo possível de sinais fechados. Com isso, as pessoas acabarão ficando menos tempo parado diante do sinal vermelho.

O sistema funciona através de duas premissas principais: avaliação de velocidade otimizada para luz verde (GLOSA) e tempo para o verde. A primeira tem a função básica de calcular a velocidade ideal para os motoristas poderem passar no maior número possível de luzes verdes durante a viagem.

Além disso, o mesmo sistema também pode acabar realizando uma série de sugestões para o motorista durante o seu deslocamento. Por exemplo, o algoritmo pode chegar a conclusão de que o motorista deve reduzir a velocidade em um determinado trecho. Isso vai fazer com o motorista peque menos sinais vermelhos, e com isso vai chegar mais rápido ao seu destino.

Audi anuncia sistema que ajuda motorista a evitar semáforos fechados

A segunda função faz a contagem regressiva em segundos para que o semáforo à frente abra. Para a Audi, essa conexão com os semáforos pode fazer o consumo de combustível ser reduzido em até 15%.

De acordo com o chefe de desenvolvimento de aplicativos e serviços conectados da Audi, Andre Hainzlmaier, o objetivo principal do Audi Traffic Light Information é melhorar a comodidade dos motoristas, aumentar a segurança no trânsito e incentivar um estilo econômico de dirigir. Os modelos que estão sendo testados com a tecnologia são os seguintes: A4, A5, A6, A7, A8, Q3, Q7, Q8 e e-tron produzidos desde julho de 2019.

"Para fazer isso, precisamos prever com precisão como os semáforos se comportarão nos próximos dois minutos. Ao mesmo tempo, previsões exatas são o maior desafio. A maioria dos sinais reage de maneira variável ao volume do tráfego e se adaptam continuamente aos intervalos nos quais mudam entre vermelho e verde", acrescentou Andre.