A Audi apresentou recentemente o seu mais novo conceito chamado de Activesphere. De acordo com a descrição que foi feita pela própria montadora, trata-se de um carro crossover cupê mas que pode se transformar em uma espécie de picape. O carro conta com quatro portas na sua estrutura, rodas dinâmicas e tração elétrica troca parte da carroceria traseira.
O conceito retrata a visão que a montadora possui em relação a mobilidade do futuro. O desenvolvimento do conceito foi de responsabilidade da Audi Design Studio em Malibu, na Califórnia (EUA). A ideia é apresentar um carro elétrico, com tecnologias avançadas em relação a sua autonomia e que pode se adaptar de acordo com as necessidades dos usuários.
Em termos de estrutura, o modelo conta com 4,98 metros de comprimento, 2,07 m de largura e 1,60 m de altura, a distância entre eixos é de 2,97 m. As rodas são de 22 polegada com pneus 285/55 R22 para todo terreno.
Quando o modelo está rodando pela rodovia, as rodas dinâmicas ficam fechadas, o que acaba ajudando especialmente na aerodinâmica. Além disso, o carro conta ainda com um sistema de retrovisores com câmera que reduzem a resistência do ar. Já na parte da frente, a grade do veículo foi projetada como uma lâmina de vidro transparente, que permite a visão do caminho.
Um outro diferencial do conceito é a presença de um novo sistema modular de tração elétrica da Audi, a plataforma elétrica premium (PPE). Desenvolvido em conjunto com a Porsche AG, os primeiros veículos Audi baseados na PPE serão apresentados ainda neste ano. O módulo da bateria fica entre os eixos com a possibilidade de usar a largura total do veículo. No novo conceito Audi é de cerca de 100 kWh de energia.
Na parte de dentro, o modelo combina superfícies verticais e horizontais e ângulos retos. Os bancos, portas e painel frontal em vermelho contrastam com cores escuras como preto, antracito e cinza escuro. Os quatro bancos individuais são suspensos, como extensões do console como se flutuassem.
Na parte da frente do interior do veículo, o painel, o volante e os pedais acabam sumindo quando o conceito entra no modo autônomo, retornando para sua posição original assim que o condutor deseja assumir a condução do carro.
Como trata-se de um conceito, o carro não tem qualquer previsão de lançamento no mercado.