A Audi confirmou nesta semana a renovação da linha esportiva RS no mercado brasileiro. As modificações vão atingir praticamente toda a frota de carros desta família, com pelo menos 5 superesportivos novos chegando nas lojas aqui do país. Os primeiros devem ser lançados ainda neste ano, com a chegada das novas gerações dos RS 6, RS 7 e RS Q8.
Já no ano que vem a série de lançamentos deve continuar, com a chegada dos novos RS Q3 e RS Q3 Sportback. Por enquanto, a montadora ainda não revelou as datas oficiais de lançamento de cada um dos novos carros e nem os preços de venda aqui no Brasil.
Os modelos RS 6, RS 7 e RS Q8 serão vendidos com o mesmo conjunto mecânico da versão atual, com motor 4.0 V8 turbo de 600 cavalos de potencia e 81,6 kgfm, de torque, acompanhado de um cambio automático de 8 marchas e tração integral.
Todos os modelos contam com um sistema chamado de híbrido leve, com uma central eletrônica de 48 volts que permite maior eficiência e economia. Se o motorista soltar o acelerador a uma velocidade entre 55 e 160 km/h, o motor a combustão é desligado e o sistema elétrico mantém a aceleração.
Os carros também contam com um esquema de desativação de cilindros, que funcionam quando o veículo estiver andando em marchas altas e rotações baixas. Neste caso, 4 dos 8 cilindros são desativados, para maior economia e suavidade na condução. Quando o motorista pisa o pedal de acelerador com mais força, eles voltam a ficar ativos.
Já os modelos que serão lançados em 2021 terão motor 2.5 turbo de cinco cilindros, 400 cv e 49 kgfm, com câmbio automático de 7 marchas e tração integral. De acordo com os dados oficiais revelados pela marca, o carro vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.