A Audi confirmou que a 4ª geração do seu sedan de luxo A8 vai ser lançada no Brasil ainda este ano. A afirmação foi feita pelo próprio presidente da Audi no Brasil, Johannes Roscheck. O carro foi apresentado para o público e para a imprensa durante o Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado.

Audi confirma novo A8 no Brasil para este ano

O carro tem como principal missão ser o modelo mais tecnológico e confortável da marca até o momento. O veículo conta com alguns feitos na sua história, como o primeiro carro produzido em série pela empresa, e um dos primeiros do mundo, que pode rodar em vias sem a interferência do condutor.

Com isso, o modelo se apresenta basicamente como um carro autônomo, de nível 3. Neste nível, o carro pode se movimentar por conta própria, chegando a velocidades de até 60 km/h. Conta com um sistema interligado de sensores que conseguem medir a distância e a velocidade dos veículos que trafegam na frente, atrás e de ambos os lados. Mas este nível exige que os motoristas fiquem sempre atentos, prontos para assumir o volante.

O sistema é poderoso e conta com uma série de recursos extras, como leitura de placas, análise da qualidade e do tipo de asfalto e um modo que impede que as rodas sejam raladas em manobras de estacionamento.

  • Audi confirma novo A8 no Brasil para este ano - Foto 1
    Audi confirma novo A8 no Brasil para este ano - Foto 1
  • Audi confirma novo A8 no Brasil para este ano - Foto 2
    Audi confirma novo A8 no Brasil para este ano - Foto 2
  • Audi confirma novo A8 no Brasil para este ano - Foto 3
    Audi confirma novo A8 no Brasil para este ano - Foto 3
  • Audi confirma novo A8 no Brasil para este ano - Foto 4
    Audi confirma novo A8 no Brasil para este ano - Foto 4

Mas não se sabe ainda se o modelo, de fato, estará com essa função ativada quando for vendido por aqui. Na Alemanha, por exemplo, o carro não pode circular no seu modo autônomo.

Em termos mecânicos, a versão que será vendida por aqui terá motor 4.0 V8 de 466 cv e 67,3 kgfm de torque. Por dentro, o modelo é recheado de tecnologia, incluindo sistema que permite estacionar o carro sozinho através de um aplicativo no celular, cabine com comandos feitos em painéis e telas sensíveis ao toque.

Ainda não foram confirmadas as informações referentes a data de lançamento do carro e nem o seu preço, mas tudo indica que ele deva chegar custando mais de R$ 1 milhão.