A Audi divulgou uma previsão de lançamento para o seu novo SUV elétrico, o Q5, mas que também poderá ser chamado de Q6 e-tron. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, tudo indica que o carro comece a ser vendido a partir de 2022.

O Q5 elétrico vai compartilhar a mesma base do Porsche Mecan, que será lançado primeiro. Vale lembrar que a Audi e a Porsche trabalham juntas quando o assunto é desenvolvimento de carros elétricos. Ambas as empresas devem basear boa parte dos seus novos lançamentos deste segmento na plataforma PPE, que ficará posicionada acima da MEB.

Audi deve lançar Q5 100% elétrico em 2022

Pouco se sabe ainda sobre este carro, mas tudo indica que este não deve ser um modelo muito diferente do que a montadora vem fazendo no segmento de elétricos. Acredita-se que ele deve seguir a cartinha do Q4 e-tron ou até mesmo pegar alguns elementos emprestados de modelos a combustão, como o Q3 ou o Q5 tradicional.

Algumas mudanças devem ser feitas, como um espaço interno mais amplo, como o e-tron SUV. Algumas especulações feitas pela imprensa estrangeira dá conta que este futuro Q5 e-tron poderia substituir o próprio e-tron no futuro, que ainda é construído na plataforma MLB Evo, uma evolução da MLB convencional adaptada ao trem de força elétrico.  

Audi deve lançar Q5 100% elétrico em 2022

Já a versão elétrica do Porsche Macan está sendo bastante aguardada pelo mercado, uma vez que será o primeiro carro a adotar a plataforma Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em conjunto pela Audi e Porsche. Como diversos carros serão feitos com essa base, existe uma expectativa se ela vai conseguir agradar os consumidores que vão apostar no segmento de elétricos nos próximos anos.