A Audi revelou na tarde desta terça-feira algumas informações importantes sobre sua nova estratégia para o mercado nacional. A principal novidade para o mercado nacional que aconteceu durante um evento mundial da empresa foi a habilitação da montadora para conseguir trazer carros nacionais sem a tributação dos impostos pesados em cima dos importados. outra grande novidade também foi uma possível retomada da parceria com a Volkswagen e com a planta localizada em Curitiba para produzir a família A3 nacionalmente e assim fugir dos impostos altos. E, de quebra, o Golf 7 também poderia vir para o Brasil.
Livre de taxação
De um modo geral, os anúncios que foram feitos pela Audi nesta terça-feira não foram muito bons e animadores, especialmente para os investidores. As informações foram reveladas durante a Conferência anual da montadora que acontece esta semana em Ingolstadt. De acordo com os números apresentados, a montadora teve um lucro operacional com um ligeiro aumento, de 0,6%, no ano passado.
Em compensação, o lucro líquido caiu 2%. De acordo com a fala dos diretores o problema enfrentado pela montadora seria a estagnação do mercado de automóveis de luxo, que traz consequências diretas para a marca desde o ano passado.
No Brasil, a marca está comemorando o credenciamento que conseguiu de parte do Governo Federal para importar 3500 carros livres dos 30 pontos percentuais do IPI que está sendo cobrado dos veículos que estão vindo de outros países. Pode parecer pouco, mas no ano passado a Audi conseguiu emplacar 4.961 carros no Brasil, quando levados em conta todos os modelos da marca, incluindo SUVs.
Mas os diretores da marca querem apostar forte no Brasil, e a ideia é trazer toda a família A3 nacionalmente para conseguir reverter o cenário no país. Para conseguir fazer isso o mais rápido possível, a montadora teria que retomar a operação da fábrica conjunta com a Volkswagen que está localizada na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná. Este seria o grande plano da montadora para conseguir retomar o caminho dos lucros globais, investindo pesado no mercado nacional.
Produção da Audi no Brasil
De acordo com as informações que foram divulgadas por diretores da empresa sobre o Brasil, a retomada da produção da Audi por aqui seria uma das condições que o governo federal teria imposto para que eles conseguissem ter este benefício do programa chamado Inovar-Auto. Além disso, a montador está vendo que outras empresas também estão investindo pesado por aqui, portanto a solução realmente precisaria ser mais imediata do que realmente construir uma fábrica inteira no País para começar a fazer os seus carros.
Apesar dos planos realmente parecerem estar bem encaminhados, até porque este tipo de decisão dificilmente se torna pública quando não existe algo bem encaminhado, a empresa ainda não confirma a retomada da parceria com a Volks nacional. Para isso, a partir de abril uma comissão entre a Audi e a Volkswagen do Brasil será criada para começar a estudar a viabilidade técnica do projeto da fábrica. Mesmo assim, tudo está realmente convergindo para esta aliança.
O acordo com o governo brasileiro parecer ser uma das principais preocupações da diretoria da Audi. Isso porque acordo, para ser válido, precisa que pelo menos metade das peças sejam produzidas localmente dos carros que serão vendidos no Brasil, e por isso usar a estrutura que a Volkswagen já possui no Brasil é muito mais rápido. Portanto, além da montagem do carro, o projeto pode ainda viabilizar a construção nacional de outros componentes fundamentais para o A3, como os motores da família EA211 (com variantes 1.4, 1.8 e 2.0 com turbo e injeção direta de combustível, usadas por exemplo no A3 europeu).
Golf 7 no Brasil
Os executivos da Audi, empolgados com os projetos brasileiros, ainda falaram diretamente sobre a possibilidade do Golf 7 começar a ser fabricado nacionalmente. Isso porque a base é a mesma utilizada para o A3, o que tornaria muito mis barata a produção dos dois carros caso eles compartilhassem a mesma planta por aqui.
A Volkswagen do Brasil, quando procurada pela imprensa brasileira, não quis se manifestar sobre o assunto.