A Audi continua ganhando destaque no mercado brasileiro. Por isso, sempre que está para ser lançada uma versão, todos os amantes de automobilismo, bem como a mídia especializada ficam muito interessados em conhecer e desvendar toda a tecnologia dessa montadora alemã, afiliada ao grupo Volkswagen.

No último dia 27 de setembro, a montadora comunicou oficialmente a abertura de uma fábrica na Alemanha. A cidade escolhida para receber a unidade foi Heilbronn. Trata-se da maior fabricante de carros da história da região, com mais de 230 mil metros quadrados de área total. Todo esse investimento tem uma justificativa: a produção da geração nova do carro super esportivo Audi R8.

Audi R8

Ainda segundo os dados da empresa, mais de 250 colaboradores da empresa serão remanejados para a fábrica, de modo a levar a termo a produção do novo R8 até fins do ano que vem, 2014.

Todas as etapas de fabricação dessa novidade serão realizadas em Heilbronn, em uma estrutura imponente e completa, que disporá de:

  • Estamparia;
  • Área logística;
  • Setor de pintura;
  • Setor de montagem;
  • Área responsável por tratamento de resíduos, coleta e reaproveitamento de água pluvial e captação de energia solar por placas fotovoltaicas, a fim de aplicar os conceitos de sustentabilidade.

Embora ainda seja muito cedo para qualquer previsão em torno da tecnologia que será empregada no novíssimo Audi R8, podemos ter um pequeno aperitivo, a partir de uma análise da última geração Audi A8 que aportou no Brasil.

Detalhes do Audi R8

Audi R8

Para começar, sua aceleração de 0 a 100 km/h foi – segundo testes empreendidos no autódromo de Interlagos, em São Paulo – foi atingida em 4,07 segundos. Entretanto, em condições ideais de temperatura e pressão, o R8 consegue promover a mesma aceleração em ainda menos tempo – cerca de 3,5 segundos.

Esse carrão veio para o país no mês de agosto, pelo preço nada amigável de R$ 800 mil. E o famoso símbolo da Audi – com as 4 argolas entrelaçadas fica sobre o capô, de modo elegante e com muito charme. O motor, poderosíssimo, possui câmbio automático. Ambos os elementos são exatamente os responsáveis por esse resultado fantástico de aceleração.

Toda essa potência e força – em um incrível motor V10 5.2 TFSI, capaz de produzir uma potência de 550 cavalos, com torque de 55 kgfm, contando ainda com transmissão S tronic, automática, de 7 velocidades - fazem com que a Audi sonhe em comercializar 20 exemplares do R8 a cada ano mo Brasil.

Tudo isso que a atual geração R8 é capaz de oferecer, faz com que todos os aficionados por automobilismo possam sonhar com a máquina que está por vir. Quem viver, verá!