A Audi detalhou nesta semana como será a sua entrada na competição automobilística mais famosa e importante do planeta, a Fórmula 1. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a estreia deve acontecer somente no ano de 2026 e o carro deve ser construído em parceria com o grupo Sauber.

Audi terá carro com motor 1.6 de 544 cv na Fórmula 1 em 2026

A Audi também afirmou que pretende adquirir uma participação no Grupo Sauber. Com isso, algumas mudanças em equipes que já estão disputando a F1 devem acontecer. No caso da Alfa Romeo, que atualmente já disputa a competição com um acordo com a Sauber, deverá competir até o ano de 2025 com motores da Ferrari antes de dar lugar aos alemães.

Neste novo arranjo feito pelas empresas para garantir a participação na competição, a Audi será a responsável pelo fornecimento de motor elétrico, baterias, motor a combustão e também pelos sistemas de controle dos carros que serão utilizados. O projeto já está em andamento, sendo que atualmente a companhia conta com mais de 120 funcionários trabalhando nisso.

Audi terá carro com motor 1.6 de 544 cv na Fórmula 1 em 2026

O projeto está sendo tocado diretamente da cidade alemã de Neuburg, uma vez que é lá que funcionam as instalações da Audi Sport, responsável pela criação de carros que competiram em Le Mans e no DTM.  Agora, o grande desafio para essa equipe será, em apenas 3 anos, conseguir criar motores que sejam ainda mais eficientes do que aqueles que são utilizados nos atuais carros da F1.

Já a Sauber e sua equipe ficará com a responsabilidade de cuidar das operações decorrida e também do desenvolvimento de outras partes do carro que são fundamentais para que eles sejam competitivos durante a competição, o que inclui desenho aerodinâmico, sistemas de suspensão, etc. Todo este trabalho acontecerá em Hinwil, na Suíça.