Arapiraca, uma simpática cidade de Alagoas, que muitos devem conhecer em virtude do time Asa, entrou de vez para o grupo de cidades brasileiras preocupadas com os cidadãos com dificuldade de locomoção.

A prefeita Célia Maria Barbosa Rocha, com o auxilio do Ministério da Saúde, disponibilizou um veículo adaptado para o atendimento à pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física. A iniciativa é parte do programa chamado “Saúde sem Limites”, que é um programa do Governo Federal a ser desenvolvido em parceria com prefeituras de municípios espalhados pelo Brasil.

O veículo (uma van adaptada) começou a operar pela cidade no dia 11 de dezembro, levando pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física habilitadas para o tratamento de fisioterapia de suas residências até o Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (CEMFRA). Os cidadãos contemplados pelo programa são os que não apresentam condições físicas e financeiras para se locomover até a unidade de tratamento.

Segundo o secretário municipal de saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa, a iniciativa representa a derrubada de mais um obstáculo pela prefeitura da cidade, já que considera que o projeto atenderá justamente os cidadãos que mais precisam dos serviços oferecidos pelos centros de saúde do município.

Automóvel para locomoção de deficientes é utilizado em Arapiraca

Ainda nas palavras de Ubiratan: “Com esse serviço a nossa cidade só tende a evoluir já que agora nosso município está com mais uma opção de locomoção para o tratamento dos deficientes no CEMFRA”.

Essa iniciativa em parceria com o governo federal coloca Arapiraca no mapa das cidades que se preocupam em atender adequadamente as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física. O que é um ponto positivo para a atual gestão da prefeita Célia Maria Barbosa Rocha.

O programa “Saúde sem Limites” do governo federal visa atender as populações mais distantes do Brasil, em especial atendendo áreas localizadas no Nordeste e na região Norte. A ideia é universalizar o serviço de saúde pública de qualidade, chegando à parcelas da população antes normalmente esquecidas. Parte desse projeto também inclui os médicos estrangeiros contratados pelo governo federal, que gerou tanta polêmica e que ainda não se consolidou de fato.

Arapiraca recebeu esse veículo adaptado para atender portadores de deficiência física, mas não será a única cidade brasileira a ser contemplada pelo programa e a receber veiculo adaptado. Há outras cidades na mira do programa e que terão também seus cidadãos portadores de necessidades especiais contemplados pelo atendimento de um veículo perfeitamente adaptado para atendê-los.