A Toyota apresentou durante a CES 2017, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, um novo modelo de carro autônomo, chamado de Concept-i. Mas do que simplesmente lançar mais um projeto de carro elétrico e autônomo, a ideia principal da Toyota com este projeto é fazer com que o veículo interaja com outros carros e também com os passageiros e pedestres de uma forma geral.

Este tipo de relacionamento acaba acontecendo de diversas formas diferentes, de acordo com o que foi apresentado pela montadora. Por exemplo, ao se aproximar de um pedestre, o carro poderá fazer um movimento que simula o piscar de olhos, com as luzes dos faróis. O mesmo pode acontecer quando o carro se aproxima de outros veículos.

Além disso, o veículo também conta com uma traseira que consegue efetivar a comunicação, avisando todos os que estão atrás a direção da próxima curva e também se existe algum tipo de perigo que pode ser identificado logo a frente. Nas laterais do carro, o projeto também apresenta formas de comunicação efetivas, tais como um sistema de luzes para avisar se existe algum tipo de ponto cego.

Um outro sistema que foi anunciado para o Concept-i é uma inteligência artificial mais avançada, que consegue antecipar determinadas necessidades do motorista, tais como o caminho que as pessoas precisam fazer todos os dias para chegar até o seu local de trabalho, bem como os roteiros que os motoristas mais usam para chegar em determinados ambientes.

Calor cinético

Autônomo da Toyota interage com condutor e outros carros

Toda essa comunicação que pode acontecer entre o carro e os demais veículos e as pessoas que estão ao seu redor foi batizada de Calor Cinético, que pode ser considerada como uma teoria que prega uma necessidade da tecnologia de mobilidade, que deve ser mais colhedora e também divertida.

O vídeo acima mostra alguns detalhes do projeto, que foi completamente desenhado pela Calty Design Research, nos EUA. O centro nervoso de todo o projeto acaba sendo justamente a Inteligência Artificial que deve aprender bastante com o motorista e com os passageiros ao longo dos dias de uso.

O sistema também pretende ser um avanço na navegação autônoma, se utilizando de estímulos visuais e táticos que conseguem reduzir o tempo de resposta do veículo.