Sempre em busca de novas tecnologias que permitam que seus motores sejam os mais eficientes do mercado, a BMW sempre traz inovações importantes ao mercado, que acabam sendo assimiladas por outras montadoras.

A mais recente novidade nesta linha é o novíssimo sistema de injeção de água no motor que a BMW acaba de apresentar ao mundo, que permite, entre outras coisas, que o motor seja resfriado, aumentando a sua eficiência.

Maior eficiência

BMW anuncia novo sistema de injeção de água no motor

Com a criação desta nova tecnologia, que culminou no lançamento deste novo sistema de injeção de água no motor, a BMW pretende, entre outras coisas, dar maior eficiência aos seus motores, especialmente no que diz respeito à queima de combustível.

Ou seja, com este novo sistema, além de melhorar o desempenho como um todo, especialmente por conta do resfriamento interno proporcionado ao motor, a BMW também pretende tornar seus veículos ainda mais econômicos.

De funcionamento simples, este novo sistema de injeção de água no motor deverá fazer parte dos principais motores dos principais modelos da montadora alemã muito em breve.

Como funciona?

A BMW explicou que o funcionamento do novo sistema de injeção de água no motor se dá por meio da instalação de um tanque de água com capacidade para até 5 litros, que fica posicionado logo abaixo do porta-malas dos modelos.

Este tanque deverá ser reabastecido a cada 5 paradas para realização do abastecimento de combustível, permitindo que a água seja injetada na caixa de ar através de 3 bicos que apresentam o formato de spray.

A quantidade de água suficiente para proporcionar ao motor o seu resfriamento é colocada durante o processo, fazendo com que durante a exaustão, o motor não atinja temperaturas muito altas, que prejudicam a sua eficiência.

Aliás, é por deste ar resfriado, que a temperatura dentro da câmara de combustão acaba sendo reduzida, levando à uma queima de combustível muito mais eficaz, como já foi dito anteriormente.

BMW anuncia novo sistema de injeção de água no motor

Segundo informações oficias da própria BMW, a nova tecnologia será testada inicialmente apenas em alguns modelos, sendo que o primeiro de todos será o Safety Car que é utilizado na temporada da Moto GP (BMW M4).

A ideia é começar a levar esta tecnologia para outros modelos gradativamente, sendo que o primeiro da lista deverá ser o BMW M4 GTS, que deverá ser lançado durante o ano que vem pela montadora alemã.