A BMW quer passar na frente e se tornar a verdadeira referência em automação veicular, deixando a Tesla para trás. A montadora alemã acabou de anunciar que vai lançar um sistema de condução de carros autônomos nível 3, considerado como o primeiro grau que permite, de fato, que o motorista tire as mãos do volante.

BMW anuncia novo sistema de piloto automático que permite motorista largar volante

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a novidade deve ser lançada primeiro no novo Série 7. O sistema foi batizado como BMW Personal Pilot L3, um software que poderá ser comprado online a partir do mês que vem, por 6.000 euros. Já a partir do próximo mês de março, o dono do carro poderá fazer o download do sistema via central multimídia.  

Até o momento, todos os veículos lançados pela Tesla alcançam apenas o nível 2 de automação, de acordo com os critérios da SAE. Legalmente, de acordo com a legislação de determinados países, apenas a partir do nível 3 é que o motorista tirar as mãos do volante com o sistema acionado.

BMW anuncia novo sistema de piloto automático que permite motorista largar volante

Para que o sistema seja devidamente alimentado com as informações que permitem com que o carro faça a leitura do que está acontecendo ao seu redor para oferecer a segurança necessária, o BMW que serão aptos para o Personal Pilot L3 contarão com sensores de GPS altamente precisos, que funcionam em conjunto com câmeras com visão em 360º e conectados à nuvem via 5G.

O sistema conta ainda com inteligência artificial para compreender melhor o ambiente ao se redor e utiliza sensores ultrassônicos e o lidar — dispositivo que gera uma imagem 3D com o disparo de lasers.

De acordo com a montadora, com essa tecnologia os motoristas podem fazer outras atividades enquanto estão dirigindo, como escrever e-mails ou assistir a um streaming na central multimídia. Em casos nos quais os motoristas devem assumir o volante, o carro vai emitir alertas.