Enquanto não começa oficialmente o governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, algumas montadoras de veículos começam a se posicionar sobre o seu futuro, mesmo com as grandes dúvidas que ainda surgem no horizonte. A BMW confirmou recentemente que vai seguir com o projeto de implementação de uma nova fábrica nos Estados Unidos.

BMW confirma abertura de fábrica no México

De acordo com as informações que foram repercutidas na imprensa internacional, a montadora afirmou que a nova planta no país mexicano deve estar concluída e funcionando a partir do ano de 2019. A montadora ainda não havia se pronunciado oficialmente sobre a situação desde a confirmação da eleição de Donald Trump.

O presidente dos Estados Unidos fez diversas ameaças contra o setor automotivo durante sua campanha, acusando as grandes empresas do setor de roubarem os empregos dos norte-americanos ao optarem por fabricarem seus veículos em outros países. O México acabou se tornando um dos maiores polos automotivos do planeta.

BMW confirma abertura de fábrica no México

Para combater essa prática, o presidente eleito dos Estados Unidos confirmou que pretende cobrar um imposto de cada carro que passar do lado mexicano para o lado americano. Atualmente isso não acontece em virtude de um acordo de livre comércio que os dois países possuem no segmento automotivo.

A BMW, montadora alemã, inclusive foi citada nominalmente por Trump durante um dos seus inúmeros discursos feitos durante a campanha, juntamente com outras montadoras, tais como General Motors, Ford e Toyota. Trump teria dito, inclusive, durante uma entrevista, que a BMW deveria construir uma nova fábrica nos Estados Unidos, e que isso seria “muito melhor” para a empresa.

Mesmo com estas declarações do futuro presidente dos Estados Unidos, a montadora confirmou que vai seguir adiante com sua planta, localizada em San Luis Potosi. Nesta nova unidade a montadora vai fabricar o BMW Série 3, destinado ao mercado global. A unidade atuaria junto com outras fábricas que já estão em operação e que também produzem o Série 3, tais como a Alemanha e também a China.