Foi assinado o documento que confirma a construção da primeira fábrica da montadora BMW no Brasil. A cidade escolhida foi Araquari, localizada no estado de Santa Catarina. O evento que marcou o fechamento da parceria entre os governo municipal, estadual e federal com a montadora alemã aconteceu na última segunda-feira, dia 08.

BMW confirma fábrica em Santa Catarina

De acordo com as informações que foram divulgadas durante o evento, nesta primeira fase da instalação da fábrica no Brasil a montadora estaria pronta para investir 200 milhões de euros, o que na cotação atual passa dos R$ 500 milhões. Políticos ligados ao estado de Santa Catarina garantiram que já nesta fase inicial seriam gerados 1400 empregos diretos.

A montadora confirmou alguns dados relacionados a sua nova fábrica no Brasil, mas algumas informações ainda estão sendo guardadas para um novo evento que deverá acontecer ainda este ano para marcar efetivamente o início das obras no local. A unidade terá 1,5 milhão de metros quadrados. Os trabalhos deverão acontecer a todo vapor para que ela já esteja operando a partir de 2014. Mesmo que ela esteja funcionando no ano que vem, a montadora prevê que o primeiro veículo nacional seja lançado apenas em 2015.

Já no primeiro ano com a fábrica funcionando a todo o vapor a ideia é que sejam feitos 32 mil carros, sendo que a maioria destas unidades feitas servirão para abastecer a demanda nacional, mas não se descarta a possibilidade que também sejam feitos veículos que abastecerão ouros países da América Latina. Os carros que deverão ser fabricados nesta unidade serão o Serie 1, o Série 3 e o X1.

Novos horizontes para SC

Evento marca lançamento oficial da fábrica da BMW em SCO Brasil está ganhando muito com a instalação de uma fábrica da BMW por aqui, mas analistas apontam que o estado de Santa Catarina realmente será o grande beneficiado com a situação. Os políticos comemoram, dizendo que a vinda de uma marca tão importante em nível global para o estado vai representar uma nova etapa na vida econômica local. Durante o evento, também foram divulgadas algumas informações que foram mantidas em sigilo até pouco tempo atrás em relação as negociações para a vinda da fábrica para o Brasil. De acordo com o governador do estado, a negociação durou cerca de oito meses.

O governador afirma também que a instalação da fábrica na cidade de Araquari não vai trazer benefícios diretos apenas para o município, mas também para boa parte da região norte do estado. Isso porque uma montadora do porte da BMW acaba tendo um raio de influencia muito forte, já que precisa de produtos e também de serviços para manter esta logística, sendo que boa parte desta mão de obra acaba sendo contratada nas proximidades, o que gera uma grande quantidade de empregos indiretos, além de movimentar a economia.

Além disso, a montadora também se torna muito importante para colocar Santa Catarina no mapa global. Afinal de contas, a BMW é uma grande referência de qualidade e também de tecnologia.

Tradição

Os motivos que levaram a escolha da cidade e da região para a instalação da primeira fábrica da montadora BMW são diversos, mas durante o evento de assinatura do documento que formaliza a parceria foram apontados alguns dos aspectos que teriam sido decisivos para a batida do martelo. A localização geográfica do estado e também a tradição metalomecânica da região acabaram sendo determinantes para a escolha do ponto para instalação da unidade fabril.

Em termos de logística realmente o estado de Santa Catarina se mostra preparado para receber uma fábrica deste tamanho, já que possui cinco portos e está em um corredor que liga o Rio Grande do Sul ao sudeste do país, além de também estar próximo dos países da América do Sul, o que realmente acaba fortalecendo a ideia da exportação dos carros feitos aqui no estado.