A divisão brasileira da BMW confirmou nesta semana que vai passar a produzir em solo nacional a atual geração do modelo X5, que começou a ser vendido por aqui no ano passado. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a produção vai se concentrar no estado de Santa Catarina, na fábrica de Araquari.
De acordo com Michael Nikoloides, chefe de rede de produção e Logística do BMW Group, a produção nacional do X5 híbrido plugin no Brasil terá início na planta catarinense no terceiro trimestre de 2024. O executivo afirmou que "a BMW está comprometida com tecnologia. A planta de Araquari tem uma instalação moderna e altamente flexível. É a única planta da BMW no mundo que produzirá combustão com flex e híbridos".
O BMW Group está comprometido com o Brasil, o país líder em vendas para a marca BMW na América Latina. Em 2023, a BMW foi líder do segmento Premium no Brasil pelo quinto ano consecutivo, com 15.113 unidades vendidas (+9,8% em relação a 2022). Agora, vamos subir a barra para continuar moldando o futuro da Mobilidade Premium, de forma eletrificada", diz Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina.
Com isso, o modelo vai acabar se tornando o mais potente da história da BMW feito em solo nacional. O veículo será produzido por meio de regime CKD, que é um sistema no qual as peças acabam sendo importadas, mas todo o processo de montagem acaba sendo feito nacionalmente.
Algumas atualizações serão feitas no carro feito por aqui, mas por enquanto a montadora ainda não anunciou quais serão as principais mudanças. Mas, sendo montado nacionalmente, o carro não ficará sujeita ao aumento de impostos de importação para veículos eletrificados.
Atualmente a versão que está disponível para venda no Brasil, que ainda é a importada, aparece com valores partindo de R$ 731.950 no site oficial.