Fábrica da BMWRealmente o mercado automobilístico está vivendo um momento muito interessante dentro da história da nossa economia. Muitos indicadores dize que o excelente momento de venda de carros já passou no Brasil, sendo que neste ano grande parte das pesquisas indicam que as vendas de carros estão menores do que nos últimos anos anteriores. Mas quando paramos para avaliar o momento da economia macro, pensando nos últimos 10 anos, vemos que a indústria está vivendo um crescimento que só pode ser comparado quando as primeiras montadoras começaram a se instalar no Brasil.

Os motivos deste excelente momento não são isolados e também não dizem respeito apenas a venda de veículos, mas eles são reflexos imediatos da economia brasileira aquecida. Os brasileiros, em média, estão conseguindo vagas de trabalho mais facilmente do que nos últimos anos. As pessoas que estão trabalhando também estão ganhando mais. Além disso, o Brasil vive um momento de inflação que pode ser considerada controlada, o que faz com que sobre dinheiro para investimentos que são considerados mais caros e pesados, que nos anos anteriores eram mais difíceis. Tanto as compras de imóveis e automóveis dispararam, contando com uma ajudinha do governo que também lançou uma série de pacotes de incentivos nestes segmentos da indústria

Mas um bom indício que o governo ainda está preocupado em atrair investimentos nesta área aqui no Brasil são as notícias de algumas montadoras que pretendem ampliar ainda mais o seu espaço no mercado nacional. Esta semana, a montadora alemã BMW tornou pública, através de entrevistas concedidas para imprensa, sua intenção de investir em uma nova fábrica aqui no Brasil. A montadora é considerada uma das marcas mais valiosas do mundo automotiva. Segundo alguns estudos recentes, mesmo que seus carros possam não ser tão potentes em relação a outros das mesmas categorias, a marca acaba pesando mais para o consumidor, que sempre associa BMW com qualidade e luxo.

Crescimento do mercado de luxo

Emblemas da BMW na FábricaA estratégia de marketing e de expansão da montadora alemã para mercados emergentes, como o brasileiro, acompanha crescimento do mercado de luxo nos países da América Latina. Todos sabemos que o Brasil exerce uma grande influencia no mercado da América do Sul como um todo, além de ser considerado um país central se a montadora desejar aumentar as vendas não apenas por aqui, mas nos países vizinhos. E mesmo que a situação econômica dos outros países da América do Sul não seja das melhores, o mercado como um todo está em crescimento.

Portanto, o investimento no País vai ao encontro do plano do governo brasileiro de expansão dos negócios. Além disso, existem planos que vão dificultar um pouco a vida das montadoras que não produzem carros no Brasil, já que as vantagens que o governo oferece em termos de redução de impostos serão válidas apenas para as empresas que tenham representação no País. Ou seja, as montadoras precisam investir mais no Brasil se quiserem aproveitar o crescimento deste mercado, e ainda por cima ganhar vantagem em cima de outras empresas que não consigam fazer mais investimentos no País.

Segundo o vice-presidente financeiro da BMW, que deu entrevistas esta semana confirmando a possibilidade deste investimento no Brasil, o plano já recebeu todas as aprovações internas e agora ele será apresentado ao governo brasileiro. Neste primeiro momento, o vice-presidente não quis entrar em detalhes sobre quanto a montadora está pretendendo investir nesta nova fábrica no Brasil. Isso porque a BMW está contando com uma negociação com o governo para conseguir vantagens que tornem viáveis a construção de uma nova fábrica no País.

Fábrica da BMWEsta informação não é exatamente nova, mas é a primeira vez que algum membro da alta cúpula da montadora confirma os reais interesses do investimento no Brasil. No início deste mês o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, já havia confirmado que a BMW estaria iniciando algumas negociações com o governo brasileiro para ampliar seus investimentos no País. A declaração foi feita logo depois que foi anunciado o pacote de incentivos do governo brasileiro com as novas regras para a indústria automotiva nacional. Na ocasião as BMW seria uma das empresas que já teriam mostrado interesse nestes pacotes de incentivos que serão oferecidos para aumentar a produção nacional de veículo.

Mesmo que pareça ser uma certeza de que realmente a BMW vai instalar uma nova fábrica no País, a BMW Brasil, quando foi procurada pelo assunto, não confirmou e nem desmentiu a informações. Isso porque as negociações, como trata-se de um grande investimento, está sendo feito diretamente pela presidência da empresa na Alemanha. Além disso, é muito provável que a montadora esteja planejando um evento para anunciar esta construção, e até lá não deverá fazer alguma confirmação relacionada ao assunto.

Além disso, um outro empecilho também deverá ser a escolha do estado onde esta fábrica será instalada, o que gera ainda uma nova rodada de negociações, desta vez mais interna. Não se sabe ainda onde a BMW está pretendendo montar a sua fábrica, mas provavelmente Manaus não será escolhida, porque a BMW já possui uma fábrica de motos lá.

BMW - Logo