As notícias envolvendo pesquisas e desenvolvimento de carros autônomos aumentaram consideravelmente no último ano, dando a impressão de que está realmente é uma realidade que está cada vez mais próxima dos motoristas espalhados pelo mundo inteiro. A mais recente foi a BMW, que está concentrando esforços no desenvolvimento de um veículo que seja completamente autônomo e que esteja o tempo inteiro conectado na internet.

BMW investe em carro autônomo com conexão à internet

O comunicado foi feito oficialmente pela BMW Group, que afirmou que o projeto já existe há algum tempo dentro da empresa, mas que recebeu uma espécie de sinal verde para acelerar os processos, com um investimento maior. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a ideia é desenvolver carros focado em um mundo futurista, mas que está mais perto do que as pessoas imaginam.

Os carros que estão sendo desenvolvidos dentro deste projeto, antes de mais nada, devem ser elétricos e totalmente autônomos. Além disso, o carro deve estar sempre conectado na internet. Com este “boost” que o projeto ganhou deve resultar no lançamento do BMW iNEXT no ano de 2021. Este deve ser o modelo de estreia desta tecnologia que está sendo desenvolvida pela empresa.

As instalações nas quais estão sendo criadas todas as tecnologias que devem estar presentes no carro futurista fica dentro do campus de pesquisa em Unterschleissheim, perto de Munique, na Alemanha.

Automatizados universais

BMW investe em carro autônomo com conexão à internet

Mais do que simplesmente focar em determinados modelos autônomos que deverão ser lançados pela BMW, o foco da empresa é bastante ambicioso neste segmento. A ideia é basicamente automatizar todos as marcas da empresa, dispensando os motoristas em seus carros. Mas, para alcançar este objetivo, a montadora ainda não coloca qualquer previsão de data.

Inda de acordo com as informações que foram liberadas pela empresa, o investimento na área da conta de que, pelo menos, 2 mil profissionais já devem estar trabalhando nesse novo campus nos próximos anos, mas atualmente, 600 pessoas estão trabalhando no projeto.

“O caminho rumo à condução totalmente automatizada é uma oportunidade para a indústria automobilística da Alemanha. A decisão de desenvolver e realizar testes em pista destes veículos, nos arredores de Munique, mostra como o BMW Group e toda a região podem se beneficiar dessa mudança mudança na indústria automobilística” — explica Klaus Fröhlich, membro do Conselho de Administração, responsável pelo Desenvolvimento no BMW Group.