A BMW apresentou nesta semana um novo SUV previsto para ser lançado no mercado global a partir do ano que vem chamado iX. O carro será 100% elétrico e deve dar origem a uma família completa de veículos, todos eles com energia limpa. O modelo foi baseado no conceito iNEXT e sua produção acontecerá em Dingolfing, na Alemanha.

Um dos elementos que mais chama a atenção no design do carro fica na sua parte da frente: a grade que ficou conhecida como “duplo rim” e que já amplamente criticada. O design da grade fez sua estreia oficial nos novos M3 e M4, que foram lançados neste ano. Em relação ao tamanho do carro, a montadora afirmou que ele terá um comprimento de X5, altura de X6 e entre-eixos de X7.

Em relação ao conjunto mecânico, o novo SUV deve realmente ter um desempenho invejável. Ele terá tração integral e será equipado com dois motores, totalizando 507 cv de potência entregues ao piloto. De acordo com os números preliminares que foram divulgados, o carro vai de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos.

Em relação a sua autonomia, uma informação sempre muito importante quando estamos falando de carros elétricos, o modelo poderá rodar até 600 km com uma carga completa no ciclo WLTP, que é aquele adotado em todos os países do continente europeu. Para garantir esse alcance, o modelo terá baterias com capacidade superior a 100 kWh. O seu tempo de recarga será me menos de 11 horas.

Destaque para a compatibilidade com carregadores ultra rápidos de 200 kW, que, segundo a BMW, possibilitarão preencher as baterias de 10% a 80% em menos de 40 minutos. Com apenas 10 minutos na tomada, a marca informa que o veículo irá acrescentar 120 km à autonomia.

Por dentro, o modelo conta com um design clean, com poucos botões, e painel de instrumentos integrado a central multimidia com uma estrutura curva. As duas telas possuem tamanho de 12,3 e 14,9 polegadas.

A montadora não divulgou uma previsão de lançamento do carro no mercado brasileiro.