A BMW anunciou recentemente algumas novidades em relação ao seu plano de expansão em relação a produção de carros elétricos para o mundo. De acordo com as informações que foram divulgadas, as fábricas de Munique, Dingolfing e Regensburg também passarão a entrar no circuito, colocando todas as unidades de fabricação de carros como construtoras de modelos elétricos.

BMW vai produzir carros 100% elétricos em todas as fábricas da Alemanha

A montadora também atualizou as responsabilidades de cada uma das unidades de produção na Alemanha, fazendo um desenho completo de como elas vão ficar depois das mudanças:

Leipzig: BMW i3 desde 2013 (mais de 200.000 até agora), módulos de bateria e baterias de alta tensão a serem produzidos a partir de 2021

Munique: BMW i4 de 2021 e também há a planta piloto para trens-de-força elétricos e o Battery Cell Competence Center

Dingolfing: BMW iNEXT de 2021, módulos de bateria, baterias de alta tensão e unidades de acionamento elétrico desde 2013; a partir de 2022, capacidade de fabricação de motores elétricos para até 500.000 veículos eletrificados anualmente motores elétricos são produzidos em Landshut, Alemanha. No futuro, haverá sete fábricas (4 na Alemanha) para produzir sistemas de propulsão elétrica.

BMW vai produzir carros 100% elétricos em todas as fábricas da Alemanha

Regensburg: a partir de 2022 (modelo não divulgado); a partir de 2021 produzirá módulos de bateria e a partir de 2022 módulos de baterias de alta tensão: "O processo de produção de baterias de alta tensão consiste em duas etapas principais e os módulos de bateria são produzidos em um processo altamente automatizado. As células de íon-lítio passam por um processo de limpeza de plasma. Equipamentos especialmente desenvolvidos revestem as células para garantir o isolamento ideal. As células da bateria são então montadas em unidades maiores, conhecidas como módulos de bateria."

Pacotes: "Os módulos de bateria são então montados em uma caixa de alumínio junto com os conectores do veículo, unidades de controle e unidades de resfriamento. O tamanho e a forma da caixa de alumínio, bem como o número de módulos de bateria usados ​​variam dependendo da variante do veículo. O resultado é uma bateria de alta voltagem adaptada de forma ideal para o veículo."

"A empresa está investindo mais de 150 milhões de euros no site para abastecer o número crescente de veículos elétricos do BMW Group com baterias de alta tensão."

Todas essas mudanças visam preparar a companhia para que ela consiga produzir mais de 7 milhões de carros eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) nos próximos 10 anos, ou seja, até o ano de 2030. Deste total dois terços devem ser de carros elétricos a bateira.