A BMW confirmou o início oficial da produção do modelo X1 2023 no Brasil. A nova geração do crossover já está sendo vendido no Brasil há algumas semanas, sendo que este primeiro lote acabou chegando importado da Alemanha. A partir da finalização das primeiras unidades brasileira, os carros que vão sair da fábrica de Araquari, em Santa Catarina, devem ser os que vão abastecer as concessionárias brasileiras.

BMW X1 2023 começa a ser produzido no Brasil

Essa foi uma decisão considerada como estratégica por parte da montadora, que agora quer que todas as unidades do carro vendidas por aqui sejam produção nacional. Com isso, não serão mais vendidas as unidades que vieram da Europa. Mas isso não significa, pelo menos não no primeiro momento, que haverá alguma mudança de preço.

Vale lembrar que, mesmo tendo demorado um pouco mais para a produção desta nova geração, os carros modelos X1 vendidos no Brasil sempre foram feitos em Santa Catarina desde o ano de 2024. A planta atualmente é encarregada da produção de mais da empresa metade dos veículos vendidos no Brasil.

BMW X1 2023 começa a ser produzido no Brasil

A nova geração do X1 conta com algumas mudanças significativas em relação a geração anterior. Ele cresceu cerca de 7 centímetros na parte do seu comprimento e mais 2 centímetros na distância entre-eixos. A largura ganhou 2 cm e agora tem 1,84 m, enquanto a altura foi para 1,64 m, um acréscimo de 5 cm.

Os modelos nacionais seguirão o mesmo formato em termos de verões, com as opções sDrive18i GP (R$ 296.950), sDrive20i X-Line (R$ 328.950) e sDrive20i M Sport (R$ 349.950). A primeira versão, que é a mais barata entre as opções do carro, é vendida com motor 1.5 turbo de três cilindros gera 156 cv e 23,4 kgfm de torque, com consumo de 11,4 km/litro na cidade e 13,5 km/litro na estrada.

Na outras duas versões, o conjunto mecânico é o mesmo, com motor .0 turbo de quatro cilindros entrega 204 cv e 30,6 kgfm de força. Dados de fábrica indicam consumo de 10,7 km/litro no ciclo urbano e 13 km/litro no rodoviário. O câmbio é sempre automatizado Steptronic de dupla embreagem e 7 marchas.