A visita do Papa Francisco está movimentando a cidade do Rio de Janeiro e boa parte do Brasil e da América Latina. E diversos setores da economia estão comemorando pelos mais diversos motivos. A Fiat tem os seus próprios motivos. Isso porque o seu Idea foi a escolha do Papa para desfilar pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro na sua chegada, deixando claro que não queria um carro blindado e também não queria andar apenas em veículos fechados.

“Boa Idea, Francisco”

Frota

O Papa está tendo uma semana bastante agitada aqui no Brasil, já que sua agenda está lotada em praticamente todos os dias da sua visita ao País e participação da Jornada Mundial da Juventude. Como era de se esperar, o Papa Francisco conta com uma pequena frota para fazer o seu deslocamento. Inclusive o famoso e charmoso Papamóvel, que é um Mecedes Classe G adaptado.

Mas na chegada ao Rio de Janeiro, quando o Papa decidiu de última hora fazer um percurso pelas ruas da cidade, a escolha não foi o Mercedes, e sim um Idea, com o objetivo de ficar mais próximo dos fiéis que seguiram o cortejo pela capital carioca. O carro utilizado não tinha qualquer tipo de blindagem ou modificação para receber o Papa, uma exigência de sua santidade que não queria criar uma barreira entre eles e as pessoas que estavam o aguardando.

O carro que não está sendo mais feito na Europa desde o ano passado acabou acolhendo o papa e também ganhando um banho de luz. Apesar de estar se despedindo, no ano passado ganhou uma nova versão com algumas modificações, uma espécie de facelift que deu uma sobrevida para o veículo.

Marketing

“Boa Idea, Francisco”A escolha acabou sendo ótima para a empresa e para o modelo, já que o carro acabou ganhando um banho de luz, já que a imprensa do mundo inteiro seguiu o cortejo do Papa Francisco pelas ruas do Rio de Janeiro. A Fiat também colocou na sua página oficial do Facebook uma imagem de um Fiat Idea no céu com a frase “Boa Idea, Francisco”.

De acordo com uma nota que foi divulgada pela Fiat Brasil, a companhia apresentou toda sua gama de veículos para um representante do vaticano, que acabou fazendo uma pré-seleção. Depois disso o próprio Papa escolheu o Idea para seu primeiro passeio no Brasil.

A nota informa ainda que o post na rede social foi apenas uma ação pontual, que não terá nenhum desdobramento.