A Boeing anunciou nesta semana que realizou aquele que pode ser considerado como o 1º teste oficial de voo do seu novo modelo de “carro voador”. A empresa comemorou os resultados, classificando como “sucesso”. O modelo deve acabar fazendo parte de um projeto de táxis aéreos autônomos.

Boeing faz 1º voo de teste com protótipo de carro voador
Boeing faz 1º voo de teste com protótipo de carro voador / Créditos: Reprodução

A empresa divulgou uma série de detalhes sobre o que pode se esperar do seu veiculo voador. De uma forma geral, ela ainda é muito parecida com um helicóptero, o que acaba deixando ele distante da ideia que se tem de um carro voador, pelo menos daqueles que são baseados na ficção.

Eles foram criados com a tecnologia que vai permitir com que eles façam os seus voos de uma forma completamente autônoma, desde o momento da sua decolagem até a sua aterrisagem. Sendo assim, os condutores não teriam que ter licença para pilotar veículos voadores, pelo menos em tese, já que isso depende sempre de legislações e decisões dos governos locais.

A capacidade do veiculo que foi colocado para teste é de viagens de até 80 km. Ele conta com 9 metros de comprimento e 8,5 m de largura, e voa a partir de sistemas de propulsão e hélices, que permitem ele planar e se movimentar na vertical, dispensando assim uma pista de pouso ou de decolagem.

Boeing faz 1º voo de teste com protótipo de carro voador
Boeing faz 1º voo de teste com protótipo de carro voador / Créditos: Reprodução

A empresa ainda não fala em datas para o lançamento destes veículos, mas eles não devem ser disponibilizados no mercado, pelo menos não neste primeiro momento. Como se trata de um projeto que envolve outras empresas, a ideia é que elas possam utilizar os veículos em serviços de transporte aéreos. A Uber é outra empresa que também desenvolve soluções pensando no transporte pelos ares.

A Boeing afirma que continuarão sendo feitos testes "para potencializar a segurança e confiança do transporte aéreo autônomo sob demanda", indicou a companhia. "Em um ano avançamos de um projeto conceitual para um protótipo voador", afirmou o chefe de tecnologia da Boeing, Greg Hyslop.