O presidente da república, Jair Bolsonaro, quer aumentar a quantidade de pontos que o motorista pode acumular na sua CNH sem ter o seu documento suspenso. Essa é apenas uma das diversas mudanças que o governo estaria programando para os próximos meses em relação ao trânsito e a Carteira Nacional de Habilitação.

Bolsonaro quer aumentar limite de pontos de CNH

Muitos especialistas acreditam que essa é uma medida que pode acabar se tornando um tiro no pé. O Brasil ainda segue sendo um dos países com mais mortes no trânsito no mundo inteiro. E grande parte dos acidentes que resultam nas fatalidades acabam tendo origem em algum tipo de infração, portanto poderiam ser evitados.

Com o aumento do limite de pontos, os motoristas poderiam acabar se sentindo mais tranquilos na hora de cometer essas infrações, o que consequentemente pode resultar na quantidade de acidentes. Com isso, o próprio Sistema Único de Saúde também pode acabar sofrendo, com o aumento dos atendimentos em função de acidentes.

Bolsonaro quer aumentar limite de pontos de CNH

Segundo dados da Seguradora Líder, de janeiro a outubro de 2018 foram pagas mais de 268 mil indenizações por conta de acidentes de trânsito no Brasil. Do total, 32 mil são relacionadas a casos de mortes, enquanto outras 184 mil estão ligadas a casos de invalidez permanente.

Durante a campanha, Jair Bolsonaro também manifestou diversas vezes o seu interesse em aumentar a validade da CNH, passando dos atuais 5 anos para 10 anos. Mais uma vez, essa é uma medida que não acaba agradando grande parte dos especialistas que acompanham o assunto, pois o adiamento das exigências de exames médicos pode aumentar os acidentes.