Por mais que existam diversas opções de cores atualmente para os carros que são vendidos, uma das mais antigas segue ocupando a posição de liderança. É o tradicional branco, que segue como um verdadeiro fenômeno global. De acordo com os dados que foram levantados por uma pesquisa da empresa química Basf, quatro em cada dez carros vendidos ainda são brancos.

Branco ainda é a cor preferida mundialmente entre os motoristas

Os dados revelam que, quando colocados em números percentuais, isso representa 39% do total das vendas mundiais. Os dados revelam que foram levadas em consideração números levantados de mercados da América do Norte e do Sul, Europa, Oriente Médio e África. O branco aparece ainda mais forte em algumas regiões do mundo, como Ásia-Pacífico. Nestes locais, um em cada dois carros foram vendidos na cor branca.

Outras cores também aparecem na lista dos mais vendidos ao redor do mundo, com o preto, o cinza e o prata se consagrando. Se juntar todas essas cores citadas, elas representam outros 39% das preferências. Portanto, todo o restante do universo de cores disponíveis representa apenas 22% das vendas.

Branco ainda é a cor preferida mundialmente entre os motoristas

De outras cores aparecem entre as mais vendidas estão o azul e o vermelho, sendo essas as consideradas as cores fortes mais vendidas, mas que juntas acabam representando apenas 7% das vendas globais.

Quando os dados analisam as preferencias de cores em relação aos modelos de carros vendidos, existem algumas diferenças nos dados. O estudo revela que as pessoas que compram carros pequenos, dos segmentos A e B, preferem cores fortes, incluindo tons de marrom e bege. Já na América do Sul, dentro deste segmento a preferência é entre os carros vermelhos.

"O branco reforça o aspecto de cor ambiental, relacionada com a limpeza e a pureza do ar e da água, bem como a conservação do meio-ambiente", considera Marcos Fernandes, diretor da Basf para a América do Sul, onde 23% escolhem o carro prata, 14% o cinza e 11% o preto, que é menos popular por aqui: no mundo, o preto tem 16% da preferência.