O governo federal já estava prevendo a queda na venda de veículos no Brasil, mas tudo indica que a queda esperada não era tão incisiva assim como estamos vendo acontecer. Mas o fato é que o Brasil hoje já não conseguiu mais se manter na quarta posição dos países com maiores mercados do setor automotivo do ano. Fomos para a quinta colocação, de acordo com os números mais recentes divulgados, sendo ultrapasso pela Índia.

Brasil cai uma posição e é quinto em tamanho do mercado automotivo

A China continua liderando esta lista disparada. Os Estados Unidos já não conseguem mais alcançar os chineses, mas também consegue estabilidade na segunda posição. Além disso, temos na nossa frente o Japão, que está em terceiro lugar, além da própria índia que agora está na colocação que antes pertencia ao Brasil.

China lidera

China segue liderando mercado de automotivos.

A pesquisa foi divulgada pela Jato Dynamics do Brasil aponta ainda que a China continua com seu mercado automotivo crescendo exponencialmente, não dando chance para o mercado norte-americano tomar este lugar. O aumento observado nesta última lista apenas do mercado Chinês é de 168%, alcançando a marca dos 1,4 milhão de automóveis.

O mercado norte-americano também conseguiu apresenta um crescimento interessante, de 17,2%, mas não conseguiu diminuir a vantagem da China em ração dos números do ano passado, quando os americanos ainda estavam se recuperando do reflexo da crise da Europa, que quase não afetou os países da Ásia.

“Existe no momento a expectativa quanto aos recentes acontecimentos no Japão, pois as montadoras locais suspenderam a produção em áreas atingidas pelo terremoto e tsunami”, afirmou em nota divulgada à imprensa o diretor de Vendas de O&M/Concessionárias da Jato Dynamics do Brasil, João Carlos Rodrigues.