Além do aumento registrado nas vendas de carros durante os primeiros seis meses de 2017, a produção de veículos também aumentou durante o mesmo período. De acordo com os dados consolidados que foram registrados pela Anfavea, a associação das montadoras, a produção de veículos aumentou 23% do começo de janeiro até o final do mês de junho.

Brasil registra aumento de 23% na produção de carros no 1º semestre

De acordo com as montadoras, um dos principais fatores que influenciaram este aumento de produção foi o aumento também nas exportações de carros. Ao longo dos primeiros seis meses do ano, foram produzidos um total de 1,26 milhão de carros, comerciais leves, caminhões e também de ônibus. No mesmo período do ano passado foram produzidos 1,02 milhão de veículos.

Os números são os melhores acumulados desde os registros do ano de 2015. A associação das montadoras registrou o aumento na produção em praticamente todos os tipos de veículos. Mas o segmento de carros leves, picapes e utilitários acabou sendo aquele que foi o grande responsável por puxar o aumento na produção.

O crescimento da produção de carros leves, picapes e utilitários ficou em 23% neste primeiro semestre, enquanto que o segmento de caminhões teve um aumento de 15%. Já o segmento de produção de ônibus registrou alta de 7,9% no mesmo período.

Exportações recordes

Brasil registra aumento de 23% na produção de carros no 1º semestre

O aumento na venda de carros para o público interno cresceu neste primeiro semestre de 2017, mas apenas 3,65%. Apesar deste número estar sendo bastante comemorando como sendo um forte indício do crescimento da economia de uma forma geral, só ele não explicaria o aumento na produção.

Mas a resposta para os bons números está realmente na exportação de veículos, que apresentou um aumento recorde neste primeiro semestre. A quantidade de carros vendidas para fora do Brasil cresceu 57,7%. Foram 372.563 unidades enviadas para fora do país, entre janeiro e junho, enquanto no mesmo período do ano passado foram 236.941 veículos. O volume de carros exportados representa 29% da produção de carros no Brasil.

Com estes dados, a estimativa para os resultados da produção de carros no Brasil cresceu para o final deste ano de 2017, passando de 2,41 milhões para 2,61 milhões de unidades.