Com o consolidado dos números de vendas de veículos no mercado brasileiro em julho de 2025, o país bate mais um recorde no segmento de eletrificados. De acordo com os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram emplacadas 7.010 unidades 100% elétricas no mês passado, um número maior do que a quantidade registrada em maio. Ao todo, já são mais de 500 mil modelos, incluindo híbridos, circulando.

Brasil supera marca de meio milhão de veículos eletrificados

Os números mostram ainda que em julho foram vendidos 19.016 veículos eletrificados leves com tração elétrica, incluindo os modelos BEV (elétricos a bateria), PHEV (híbridos com recarga externa), HEV (híbridos convencionais) e HEV Flex (híbridos com motor flex). Com isso, o segmento já representa 8,27% do total de vendas de veículos no país.

Quando analisadas as diferentes categorias de veículos eletrificados que podem ser encontrados no mercado brasileiro, os híbridos convencionais (HEV) acabaram se destacando. O desempenho das vendas de julho foi 70% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado.

Todas essas vendas registradas no mês anterior também acabaram fazendo com que o segmento atingisse uma outra marca histórica. Já existem mais de 500 mil veículos eletrificados vendidos e circulando no país. Os dados levam em consideração o começo da série histórica, no ano de 2012.

Brasil supera marca de meio milhão de veículos eletrificados

Outro segmento importante de veículo elétrico que apresentou um avanço muito importante foi o de ônibus elétrico. Os dados indicam que foram vendidas 160 unidades no mês de julho, o que quebrou mais um recorde, sendo o maior volume já registrado.

Vale lembrar que, por decisão da ABVE, desde fevereiro de 2025 os modelos de veículos que são classificados como micro-híbrida (MHEV) não estão sendo computados nessa mesma conta. Esses modelos utilizam sistemas de 12V ou 48V para auxiliar o motor a combustão, mas não são capazes de tracionar as rodas com eletricidade.