A BYD está lançando no mercado internacional uma nova plataforma para o desenvolvimento dos seus carros elétricos, que está sendo chamada de e-Platform 3.0 Evo. A primeira aplicação prática será no recentemente apresentado SUV elétrico BYD Sea Lion 07.
A BYD indica cinco pontos considerados como fundamentais que foram trabalhados na nova plataforma para que a evolução fosse possível. Mas, de uma forma resumida, a companhia garante que os veículos que serão produzidos a partir desta base serão “mais seguros, mais eficiente se mais inteligentes”.
A potência e a eficiência acabam sendo melhorados a partir de um novo sistema de propulsão elétrica 12 em 1, sendo considerado como o primeiro deste tipo no mundo. Ela integra componentes como motor, eletrônicos de carboneto de silício e conversor DC em uma única unidade altamente eficiente.
Outro ponto será o carregamento, que será melhorado consideravelmente. A plataforma vai conseguir lidar com uma corrente de 400A em carregadores públicos compatíveis de 250A. Isso reduz significativamente os tempos de carregamento: de 10% a 80% em apenas 25 minutos e de 80% a 100% em apenas 18 minutos. E o carregamento em baixas temperaturas também é mais eficiente.
Já no quesito segurança, outro destaque da nova plataforma, a BYD anunciou uma arquitetura que integra a bateira como um componente estrutural do carro, aumentando sua capacidade de carga. A arquitetura CTB fornece um aumento de 100 mm na zona de amortecimento de segurança frontal, levando a uma melhora de 60% na segurança em colisões frontais.
O controle mais inteligente se dará a partir de uma nova arquitetura de console de movimento para fusão de chassi de energia, suportando recursos como reconhecimento de estado dinâmico, reconhecimento de autoindutância do motor e reconhecimento de imagem.