A BYD está prestes a lançar no mercado brasileiro o seu modelo de carro elétrico chamado de Yuan Plus e que, atualmente, é considerado como o mais barato nesta categoria. O modelo foi oficialmente apresentado para o público internacional em no mês de agosto deste ano, na China. Por lá, o carro já está sendo vendido, bem como em outras regiões do mundo, como Austrália, Japão, Israel, países do Sudeste Asiático e até mesmo países da América Latina, como Costa Rica e Colômbia.

BYD Yuan Plus deve ser lançado em breve no mercado brasileiro

Na semana passada o carro era uma das atrações do estande da montadora no Salão de Paris, em uma ação de lançamento e divulgação do carro no mercado europeu. Por lá, a BYD anunciou um grande programa de lançamento de carros elétricos, não apenas com a chegada do Yan Plus (que vai se chamar no Velho Continente de BYD Atto 3), como também os modelos Han EV e Tang EV (Tan).

O Yuan Plus foi construído sobre a plataforma e-Platform 3.0, uma arquitetura elétrica desenvolvida pela própria BYD e que também serve aos modelos Dolphin e Seal. As baterias são do tipo lâmina (Blade), que prometem maior segurança e durabilidade. Em termos de estrutura, o carro conta com espaço para cinco componentes, medindo 4.455 mm de comprimento, 1.875 mm de largura, 1.615 mm de altura e possui distância entre-eixos de 2.720 mm.

BYD Yuan Plus deve ser lançado em breve no mercado brasileiro

Em relação ao seu conjunto mecânico, o carro conta com motor elétrico de 150 kW (204 cv) e 31,6 kgfm montado no eixo dianteiro, que é suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km/h. A bateria Blade que alimenta o sistema tem 60 kWh de capacidade e entrega autonomia de 420 km pelo padrão WLTP.

O modelo também deve chegar bem equipado, com quadro de instrumentos digital de 5", painel 'limpo' com poucos botões físicos e uma grande tela para a central multimídia com 12,8" (15,6" opcional), que é giratória como no Tan e conta com rede 4G e uma série de aplicativos instalados.

Atualmente o carro já está em fase final de adaptação no Brasil, já tendo sido registrado por aqui. O lançamento deve acontecer em algumas semanas, ainda neste ano.