A nova linha do C4 Cactus passou por uma atualização recente para que o veículo possa atender ao Proconve L7, Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos no Brasil. Mesmo que alguns carros tenham tido a sua potência reduzida, o Cactus ganhou um aumento de potência depois que o seu motor foi recalibrado.

C4 Cactus 1.6 ficará mais potente no Brasil

De acordo com as informações que constam na ficha técnica oficial do veículo, o motor segue sendo o 1.6 EC5 aspirado (marca chama agora de 1.6 VTI 120) quando abastecido com etanol, que passa a render 2 cv a mais, assim passando dos atuais 118 cv a 5.750 rpm para 120 cv a 6.000 rpm.

Mas mesmo com este pequeno ganho de potência no carro de uma forma geral no motor, a potência com gasolina no tanque acabou sendo reduzida, passando de 115 cv a 5.750 rpm para 113 cv a também 6.000 rpm, notando que o motor agora gira um pouco mais com ambos os combustíveis.

C4 Cactus 1.6 ficará mais potente no Brasil

Já o torque, de uma forma geral, acabou sendo reduzido tanto com etanol quanto com gasolina, passando assim de 16,1 kgfm (4.000 rpm a gasolina ou 4.750 rpm com etanol) para 15,7 kgfm a 4.500 rpm com etanol ou 15,5 kgfm de torque com o combustível derivado do petróleo. Ou seja, o Citroën C4 Cactus acabou perdendo até 0,6 kgfm de torque. A mudança não deve ser perceptível para o motorista no dia a dia.

As mudanças na calibragem do motor serão encontradas em modelos C4 Cactus que passarão a chegar nas concessionárias a partir do dia 1º de março, que será o primeiro lote de veículos que foram adaptados ao Proconve L7.

Este mesmo motor pode ser encontrado também em outros modelos da Peugeot, como o 208 e 2008. Como ambos os carros são vendidos no mercado brasileiro, então pode realmente ser que estes modelos também passem por algumas mudanças.