Desde a sua fundação, em 1902, a Cadillac sempre foi conhecida por veículos robustos, de um luxo estonteante e com potência respeitável em seus motores. E foi justamente por isso que a marca virou símbolo do poderio econômico dos Estados Unidos durante o século passado.

Pois toda essa tradição ainda está presente nos modelos atualmente lançados pela Cadillac, só que eles passaram a trazer também inovações tecnológicas que apontam para o futuro.

Pois na semana passada a General Motors, que é detentora da marca Cadillac, anunciou que os veículos de seu braço de luxo passariam a sair equipados de fábrica com uma loja de aplicativos e com conexão 4G.

Tudo para tornar os carros da Cadillac cada vez mais inteirados com as tecnologias mais modernas do momento.

A iniciativa também é parte de uma estratégia de médio prazo da GM para tornar a Cadillac uma marca mais atraente para os consumidores mais jovens, que são mais antenados com as novas tecnologias e que gostam de estar conectados o tempo todo, inclusive dentro de seus carros.

Cadillac 4G

A Cadillac, por tradição, sempre foi uma marca muito mais apreciada por consumidores com dinheiro no bolso e com perfil mais maduro. Só que a GM pretende estender, para melhorar as vendas dos carros da Cadillac, o fascínio da marca para outras faixas de público.

Para isso, a conexão 4G, que atualmente responde pela banda larga mais rápida que há no mercado dos Estados Unidos, é peça fundamental da estratégia da GM.

Por isso mesmo que os carros da Cadillac já sairão de fábrica tendo conexão com a rede 4G.

Isso e também uma loja de aplicativos integrada com o computador de bordo do veículo, que terá o nome de CUE Collection (Cadillac User Experience). Esse sistema será parecido com o MyLink que é usado nos veículos da GM.

Se isso de fato ocorrer, a interface deverá ser parecida, o que permitirá aos proprietários dos veículos da Cadillac, baixar aplicativos e instalá-los de modo rápido, fácil e bastante prático.

E com isso, as linhas de veículos da GM e da Cadillac passariam a ficar integrados, com sistemas exclusivamente desenvolvidos, mas com similaridades e funcionalidades muito parecidas.

O que pode significar para a Cadillac uma espécie de renascimento, com a integração às modernidade e às tecnologias que envolvem a conectividade, cada vez mais apreciada entre os jovens endinheirados modernos.