Um texto com proposta referente ao mercado de carros autônomos dos Estados Unidos foi aprovado na Câmara dos Deputados nesta semana. De acordo com as informações que foram confirmadas pela imprensa local, a aprovação da proposta aconteceu por unanimidade. O principal objetivo do projeto é conseguir acelerar os testes e os lançamentos de carros autônomos no País.

Câmara dos EUA aprova projeto dos carros autônomos

Uma das principais mudanças feitas na lei, caso esse projeto seja aprovado no senado e posteriormente sancionado pelo presidente dos Estados Unidos, é o veto a proibição que poderia ser feita por alguns estados da federação referente a estes testes com veículos sem o controle direto de humanos.

O texto aprovado pela câmara ainda traz algumas outras facilidades interessantes para as montadoras que estão realizando esse tipo de teste. A ideia é que elas contem com determinados tipos de programas e isenções para facilitar o lançamento. Elas poderiam lançar até 25 mil veículos no primeiro ano sem atender a todos os padrões de segurança do mercado automotivo como um todo. Ao longo de três anos estes números seriam elevados para 100 mil.

Câmara dos EUA aprova projeto dos carros autônomos

A proposta foi criada por alguns deputados com apoio de gigantes do mercado automotivo, que estão empenhadas em um processo que visa a flexibilização das regras para que os testes com os carros autônomos sejam efetivamente realizados em todo o território dos Estados Unidos. Dentre as companhias que estão fazendo mais pressão para este tipo de alteração estão a General Motors e também a Waymo.

Mesmo com a aprovação na câmara, existe uma certa resistência criada por grupos de consumidores. A principal preocupação é com relação aos possíveis acidentes que podem ser causados pelos carros autônomos durante os testes, uma vez que esses carros acabam tendo que dividir a mesma pista com outros veículos convencionais.

Existem ainda algumas outras questões que estão sendo discutidas e que acabaram não entrando nessa proposta inicial da Câmara. É o caso da inclusão da possibilidade de testes feitos com caminhões de grande porte, algo que é de interesse especialmente da Volkswagen.