O Uber teve uma péssima notícia na semana passada e que deve provocar uma grande mudança com relação as pesquisas que a empresa está fazendo com um carro que deve ser completamente autônomo. De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa norte-americana, os carros autônomos da empresa não poderão mais circular por São Francisco.

Carro autônomo do Uber é barrado na Califórnia

Todos os 16 carros que estavam circulando por uma parte da cidade e que estavam passando por um teste, sempre com condutores dentro do carro para intervir caso alguma coisa acontecesse de errado, acabaram sendo proibidos de continuar nas ruas. De acordo com os comunicados que foram emitidos pelos órgãos responsáveis pelo transito de São Francisco, o Uber teria ser negado a obter uma licença especial.

Troca de lugar

Mas este contratempo não deve acabar com o sonho da empresa de colocar nas ruas uma frota de carros circulando de forma autônoma em todas as grandes cidades do mundo. O Uber já fechou acordo com o governo do Arizona para levar os carros e fazer os testes neste local. O próprio governador do Arizona divulgou um comunicado afirmando que “o Arizona recebe os carros autônomos do Uber de braços abertos. A Califórnia pode não querer, mas nós queremos. ”

Perigo

Apesar de alegar o problema com relação ao pedido de uma licença especial para circulação destes carros em São Francisco, a proibição acabou acontecendo algumas semanas depois que um vídeo viralizou na internet e que mostrava um dos carros autônomos do Uber passando um sinal vermelho.

Carro autônomo do Uber é barrado na Califórnia

Em termos de registro em imagens, este foi o que mais se tornou famoso, e foi feito pela rede de táxis local, uma das grandes prejudicadas pela atuação do Uber. Mas, logo depois, uma grande quantidade de vídeos e relatos passaram a surgir na web, basicamente falando que outros carros autônomos do Uber também estavam apresentando comportamento perigoso.

Algumas instituições também começaram a se mobilizar para monitorar estes carros. Uma delas, que luta pela segurança e pelos direitos dos ciclistas de também circular pelas ruas das grandes cidades, afirmou que flagrou diversos carros da empresa cruzando ciclovias de forma indevida.

O Uber se comunicou respondendo alguns pedidos de informação feitos por jornais, afirmando que os carros eram seguros e que estavam sendo feitos uma série de melhorias para aumentar, ainda mais, a segurança dos mesmos.