Os testes com veículos autônomos, que estavam acontecendo a todo vapor nos Estados Unidos, envolvendo diversas empresas, sofreu um revés nesta semana. Uma mulher de 49 anos de idade foi atropelada e não resistiu aos ferimentos, morrendo no hospital. O caso aconteceu na última segunda-feira, dia 19, no Arizona.

Carro autônomo da Uber mata mulher nos EUA

De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa internacional, a Uber suspendeu imediatamente todos os testes que estavam sendo realizados com veículos autônomos tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá.

As informações que foram divulgadas pelas autoridades que investigam o acidente dão conta de que o carro, modelo Volvo, estava a 64 km/h em uma zona onde o limite de velocidade era de 56 km/h, e que não há evidência de que o carro tentou frear antes da colisão. No momento do acidente o carro da Uber não levava nenhum passageiro, tendo apenas um motorista.

O profissional teria tentado evitar o acidente, mas não conseguiu desviar a tempo. O profissional foi atestado não tendo qualquer tipo de limitação física ou mental. Faz parte das regras, para as empresas que testam veículos autônomos, deixar sempre um motorista a postos dentro do carro, justamente para tentar evitar problemas caso o sistema falhe.

Além disso, a polícia local também determinou que a mulher, no momento em que foi atingida, estava fora dos limites da faixa de pedestres.

Testes

Carro autônomo da Uber mata mulher nos EUA

Os testes feitos pela Uber com carros autônomos começaram, no Arizona, no final do ano de 2016. Antes disso a empresa estava realizando experimentos em São Francisco, mas uma mudança nas leis locais acabou proibindo a continuação deste tipo de experimento.

O Uber começou a testar a tecnologia que dispensa o motorista em setembro de 2016, na cidade de Pittsburgh, nos EUA. Os carros autônomos são oferecidos apenas para determinados tipos de clientes e atuam apenas em regiões especificas e demarcadas. Apesar da corrida ser conduzida por um sistema, o motorista sempre segue presente dentro do veículo, em posição que permite com que ele assuma o volante.

Em março deste ano um carro autônomo da Uber já havia se envolvido em um acidente e tombou. Mas, na ocasião, não houve ferimentos graves.