Enquanto algumas empresas focam todos os seus esforços de pesquisa para tentar conseguir criar soluções que tornem os carros autônomos mais próximos da realidade de todos, existem aquelas que querem quebrar recordes de velocidade. De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa, o carro Bloodhound SSC está se preparando para quebrar uma grande barreira.

Carro começa testes para superar velocidade de 1.228 km/h

O grande objetivo deste carro, que conta com uma turbina de avião e outra turbina de foguete, é conseguir superar a marca dos 1.227,9 km/h, que foi estabelecida pelo Thrust SSC, em 1997. O veículo deverá passar pelos seus primeiros testes este ano, mas a empresa responsável pela parte mecânica do veículo afirma que estes primeiros testes serão feitos com uma potência menor do que a necessária.

Mesmo nestes primeiros testes, se utilizando apenas de uma parte da potência do carro de um modo geral, o objetivo final é fazer com que ele ultrapasse a marca dos 320 km/h. O teste deverá acontecer na pista de um aeroporto.

Apesar do projeto já estar sendo desenvolvido há alguns anos, é importante ressaltar que toda a parte mecânica que estará presente no carro que poderá quebrar a barreira do som ainda não está 100% concluída. A propulsão baseada em uma tecnologia utilizada em foguetes espaciais ainda está sendo finalizada.

Carro começa testes para superar velocidade de 1.228 km/h

Depois de superar estes primeiros testes e com a o propulsor de foguete concluído, a empresa responsável pelos testes vai levar o carro para o deserto de Kalahari, na África do Sul, onde ele será realmente testado em toda sua potência para conseguir chegar aos 1.287 km/h. Este teste deverá acontecer no ano de 2018. Caso obtenha sucesso, o carro será forçado ainda mais, para tentar superar 1.000 milhas por hora, ou 1.609 km/h.

Tecnologia

Para tentar chegar nesta velocidade, o carro vai usar uma combinação de turbinas de avião, que serão utilizadas na largada do carro, com um híbrido de foguete em miniatura, que vai entrar em ação depois que o carro estiver superado a marca dos 500 km/h. O sistema hidráulico do carro contará com um motor V8 da Jaguar.

O resultado final esperado desta combinação de potência é chegar aos 136 mil cavalos de potência.