Um carro conceito extremamente diferente do que estamos acostumados a ver no transito foi apresentado durante o Salão de Tóquio. Trata-se de modelo que apresenta tecnologia de airbags que ficam instalados na parte de fora do carro, não apenas na parte de dentro. A ideia é que o sistema consiga impedir colisões menores na parte externa.

Carro conceito apresenta airbags do lado de fora do veículo

O nome do conceito ultracompacto é Flesby II e acabou se tratando de um dos carros mais chamativos no evento. O carro conceito conta com sistemas que parecem brandes bolhas na parte de fora do modelo, e se utiliza basicamente de uma borracha macia de última geração que pode acabar absorvendo o impacto de uma colisão.

"Colocamos airbags, que são empregados principalmente no interior do carro, no exterior, como sua capota ou para-choques, para proteger todo o corpo", disse Takashi Ishikawa, diretor da Toyoda Gosei.

A ideia de criar este modelo que apresenta toda essa proteção externa foi da fabricante de peças automotivas de borracha e plástico Toyoda Gosei. O modelo teria surgido no ano de 2013, através de uma ideia e de um esboço de projeto, e posteriormente se tornou um carro conceito neste ano de 2017.

Carro conceito apresenta airbags do lado de fora do veículo

De acordo com as informações que foram confirmadas pela empresa, em relação a tecnologia disponibilizada no veículo, essa borracha utilizada se utiliza de energia elétrica para se mover e mudar a forma do carro, fazendo com que o airbag acabe se adaptando.

Existe ainda uma outra tecnologia instalada neste conceito que está diretamente relacionada as luzes. Trata-se de um sistema de LED que pode ser projetada na borracha e que permite com que os motoristas se comuniquem com pedestres e também com outros veículos.

A empresa informa ainda que a tecnologia também poderia ser acionada caso o carro se envolvesse em algum tipo de colisão com pedestres que estão andando pelo trânsito. Neste caso, a borracha teria a capacidade de absorver o impacto do pedestre, reduzindo consideravelmente os danos que as pessoas acabam sofrendo neste tipo de acidente.