A Hyundai e o Grupo Caoa poderão trazer para o Brasil aquele que é considerado como o seu modelo de carro de produção mais moderno até o momento. Trata-se do Nexo, um crossover elétrico que não usa sistema puro de baterias, nem mesmo o "plug-in" (elétricos que se carregam na tomada). O modelo conta com a eletricidade vinda das células de hidrogênio.

Carro elétrico com autonomia de 610 km da Hyundai pode vir ao Brasil

Ainda existem alguns impasses para que este carro possa efetivamente ser lançado no mercado brasileiro. Um deles é justamente a viabilidade de lançar um modelo médio que custa caro, cerca de US$ 70 mil em seu país de origem. Além disso, a falta de infraestrutura em relação a pontos de abastecimento ainda surge como um problema para este tipo de lançamento.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora em relação ao seu Nexo, o modelo conta com um motor que oferece cerca de 160 cavalos de crossover, com 40 kgfm de torque, uma potência que geralmente equivale a de um motor 1.5 turbo.

Uma das diferenças deste modelo quando comparado com outros carros neste segmento é o que sai do escape do modelo, que é basicamente com água destilada. O processo ainda filtra 99% da sujeira do ar utilizado pelo modelo.

Carro elétrico com autonomia de 610 km da Hyundai pode vir ao Brasil

"Uma frota de 100 mil veículos a célula de hidrogênio rodando por duas horas limparia todo o ar que os 8 milhões de habitantes de Seul consomem em uma hora", afirmou Zayong Koo, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto.

O carro conta com uma eficiência energética do sistema de 60%. Esse índice fica abaixo dos mais de 80% de elétricos tradicionais (a bateria ou "plug-in"), mas também está muito acima dos 25% a 30% dos motores a combustão mais eficientes da indústria.  Com toda essa configuração, o modelo pode ter autonomia de até 600 km com apenas uma recarga, o que torna ele um dos mais econômicos da sua categoria.