A SpaceX, empresa de Elon Musk, dono da Tesla, lançou nesta terça-feira o seu “superfoguete” Falcon Heavy com um Tesla Roadster a bordo. Este foi considerado como o principal teste do foguete da empresa, que poderá ser classificado como o mais potente do mundo e o veículo espacial mais poderoso a ser lançado dos Estados Unidos desde os foguetes Saturn 5, que foram responsáveis por levar os astronautas para a lua a 45 anos atrás.

Carro da Tesla viaja para o espaço a bordo do foguete Falcon Heavy

O lançamento aconteceu como um grande show conduzido pelo próprio Elon Musk. Todo o evento foi transmitido ao vivo pela SpaceX, diretamente da base no Cabo Canaveral, na Flórida.

Com essa preciosa carga, o Roadster acabou se tornando como o primeiro carro a ser enviado para o espaço. Foi, acima de tudo, uma grande jogada de marketing promovida por Elon Musk, que é dono da Tesla, montadora especializada em veículos elétricos, e da empresa de transporte espacial SpaceX.

O carro que foi enviado para o espaço pertence ao próprio Elon Musk. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o modelo deverá levar seis meses para chegar até à órbita de Marte. Depois disso, poderá ficar rodando pelo espaço por centenas de milhões de anos.

Carro da Tesla viaja para o espaço a bordo do foguete Falcon Heavy

A empresa instalou câmeras, que fotografaram o carro com um boneco vestido de astronauta no banco do motorista, viajando pelo espaço. "Eu adoro a ideia de um carro navegando aparentemente sem parar pelo espaço e talvez sendo descoberto por uma raça alienígena milhões de anos no futuro", disse o empresário.

Mais do que uma jogada de marketing para a Tesla, o foco principal do lançamento era a SpaceX, que pretende se tornar uma empresa que vai explorar o espaço comercialmente. O foguete lançado tem capacidade de levar para órbita até 70 toneladas de carga a um custo de US$ 90 milhões por lançamento.