Os brasileiros estão deixando de lado o tradicional pedal de embreagem e abraçando de vez a tecnologia dos veículos a automáticos. De acordo com os dados que foram revelados essa semana pela consultoria Jato, a venda de veículos automático triplicou no Brasil nos últimos 10 anos.

Carros automáticos: vendas triplicaram nos últimos 10 anos

Junto com o aumento das vendas também acabaram se tornando evidentes os esforços das marcas para que este recurso fosse acessado de uma forma mais universal pelos motoristas. A oferta de modelos que oferecem a possibilidade de dirigir sem as trocas de marchas aumentou, e o recurso deixou de ser uma exclusividade apenas dos carros luxuosos.

No ano passado, os modelos com transmissão automática ou automatizada representaram 47,9% do mercado brasileiro. Há 10 anos, detinham apenas 12,7% do total. A alta nas vendas aponta também para um novo comportamento do consumidor, em busca de conforto e praticidade. "Fico muito tempo parada no trânsito de São Paulo e trocar marchas acaba cansando muito", diz a publicitária Carla Rigolo, de 25 anos, que trocou um carro manual por um automático em maio de 2018.

Mesmo deixando de ser um recurso que era encontrado apenas em modelos considerados como top de linha, os carros automáticos seguem sendo vendidos por um preço mais caro. Por isso, geralmente o recurso acaba se tornando uma opção mais focada para quem está trocando de carro, e não para quem está adquirindo o seu primeiro veículo.

Confusões

Carros automáticos: vendas triplicaram nos últimos 10 anos

Junto com o aumento das vendas também acabou sendo registrado um aumento considerável nos acidentes envolvendo os carros automáticos. Diversos casos foram registrados nos últimos meses de motoristas que se envolveram em acidentes por não estarem familiarizados com os padrões diferentes de pedais.

Em janeiro deste ano, por exemplo, um manobrista acabou despencando com um carro de um edifício garagem. De acordo com os bombeiros, o motivo acabou sendo justamente a confusão dos pedais.

Atualmente as escolas para habilitação oferecem apenas aulas em carros com cambio manual, o que está previsto na lei. Mas os motoristas encontram, em determinadas escolas, aulas de reforço em carros automáticos.