A Stellantis confirmou nesta semana que vai começar, em breve, a comercialização dos carros elétricos da marca Leapmotor no Brasil. A confirmação foi feita pelo vice-presidente de assuntos regulatórios da Stellantis, João Irineu Medeiros, durante recente evento. O executivo também falou sobre algumas outras novidades de marcas como a Fiat.
De acordo com as falas que foram registradas no evento, os primeiros carros da Leapmotor que devem começar a ser vendidos por aqui são os elétricos B10 e C10, com as vendas previstas para começar ainda neste ano de 2025. A marca de carros elétricos será gerenciada no Brasil por Fernando Varela, vice-presidente da Região Andina & América Central da Stellantis.
O começo das vendas dos carros elétricos da Leapmotor está sendo tratado como a marca de uma nova fase para o grupo no mercado nacional. O foco da empresa, de uma forma geral, é conseguir justamente ampliar suas opções de veículos elétricos na região. Atualmente, por aqui, apenas os carros Peugeot E-2008 e Fiat 500e são vendidos com essas características.
Ambos os modelos que estão sendo aguardados para esse começo de fase no Brasil são SUVs, sendo um de porte médio e outro de médio-grande. O primeiro é o B10, com 4,52 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,65 m de altura, além de um entre-eixos de 2,73 m. Já o segundo será o C10, com 4,74 metros de comprimento, 1,68 m de altura e 1,90 m de largura. A distância entre eixos é de 2,82 m.
Em termos de conjunto mecânico, ainda é preciso aguardar pelas versões que serão lançadas por aqui. O B10 conta, como opção de entrada, com motor elétrico de 180 cv (132 kW) de potência. Já a versão mais potente entrega 218 cv (160 kW), permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e uma velocidade máxima de 170 km/h.
O C10 é vendido no mercado internacional tanto com uma opção elétrica quanto híbrida plug-in. Na elétrica, há um motor traseiro de 231 cv e 32,6 kgfm que pode ser alimentado por uma bateria LFP de 52,9 kWh capaz de rodar 410 km, ou com uma de 69,9 kWh que garante uma autonomia de 530 km no ciclo CLTC. Na plug-in, conta com motor a gasolina 1.5 de 95 cv para gerar energia quando necessário. O carro ainda tem uma bateria de 28,4 kWh, que gera uma autonomia elétrica de até 210 km.