Pela primeira vez na história a quantidade de veículos elétricos vendidos na Europa superou a quantidade de veículos a diesel. De acordo com as informações consolidadas relacionadas as vendas de veículos no Velho Continente, houve um aumento de 36,3% nas vendas dos carros elétricos no mês de outubro. Em contrapartida, houve uma queda de 13,2% no mesmo período na venda de carros movidos a diesel.

Carros elétricos já vendem mais do que modelos a diesel na Europa

Segundo as informações reveladas pela ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), no acumulado de janeiro a outubro, foram 1,23 milhão de carros elétricos vendidos na Europa, um aumento de 53,1% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os modelos a diesel chegaram perto, com 1,22 milhão de unidades.

Em relação as vendas de veículos de um modo geral, a participação nas vendas de modelos considerados apenas como elétricos ficou em 14,2% em outubro e 14% no acumulado de 2023. No mesmo período, a participação dos veículos movidos a diesel ficou em 12% neste mesmo período de tempo.

Carros elétricos já vendem mais do que modelos a diesel na Europa

As vendas de veículos, de uma forma geral, aumentaram 14,6% em outubro quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, levando em consideração todos os países que fazem parte da Europa. Os veículos que são movidos a gasolina respondem por 33,4% do mercado, enquanto os híbridos convencionais (HEV) vieram logo em seguida com 28,6% de participação.

Alguns países também acabaram sendo citados nos dados consolidados da ACEA em relação ao crescimento de venda de veículos elétricos. Na Bélgica, o percentual de crescimento nas vendas deste tipo de veículo foi de 147%. Já na Dinamarca o crescimento também foi considerado como destaque, ficando em 100,7%.

Já a Alemanha segue sendo considerado como o maior mercado de veículos elétricos do mundo inteiro, mesmo apresentando uma desaceleração nas vendas em alguns meses deste ano, como em setembro.