A venda de carros que contam com tecnologias elétricas (que não sejam necessariamente somente elétricos) bateu um recorde global no ano de 2017. De acordo com as informações que foram divulgadas em um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), foram comercializados 1,1 milhão de veículos.

Carros eletrificados: Vendas registram recorde global em 2017

Deste total, a grande maioria dos carros que estão sendo vendidos eletrificados podem ser encontrados na China, cerca de 580 mil. Neste país, os modelos eletrificados apresentam alta nas vendas de 72% em comparação com os dados que foram obtidos ao longo do ano de 2016. Este segmento já representa 2,2% do mercado automobilístico da China.

Há alguns anos, a China começou a investir pesado em um modelo de eletrificação no segmento de transportes, como prioridade principalmente para começar a lutar contra a poluição. Foram colocados no trânsito, em 2017, o dobro de veículos elétricos ou híbridos que os Estados Unidos, o segundo maior mercado mundial.

Carros eletrificados: Vendas registram recorde global em 2017

Outro país que aparece em destaque nas vendas de carros elétricos é a Noruega, onde 39% dos novos carros vendidos em 2017 tinham este tipo de motor, segundo a AIE. Em seguida aparecem Islândia e Suécia, onde os veículos eletrificados representaram 11,7% e 6,3% das vendas, respectivamente.

Além dos carros de passeio elétricos que estão começando a ocupar um espaço substancial no segmento automotivo, os ônibus elétricos também começam a aparecer com destaque. A venda deste tipo de veículo alcançou 100 mil unidades no ano passado, sendo que a grande maioria deles se encontra na China também.