Ter um carro, com certeza gera uma série de vantagens, especialmente para quem vive numa cidade grande como São Paulo, já que pode facilitar deslocamentos.

Mas como todo o bônus vem acompanhado de um ônus, o fato é que ter um carro também gera desvantagens, especialmente relacionadas aos custos de manutenção, que fazem com que muita gente reforce aquela velha frase que diz que “ter um carro é como ter um filho”.

Portanto, nas próximas linhas, vamos conhecer os 3 carros que foram considerados os de maior custo de manutenção da atualidade dentro do mercado brasileiro, segundo estudo feito pelo Índice de Manutenção Veicular (IMV) do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI).

Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI

Carros com maior custo de manutenção

Este hatch médio é considerado por muitos como sendo um carro esportivo de desempenho realmente acima da média, que acaba atraindo o interesse de consumidores mais jovens.

No entanto, segundo o IMV, o Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI é simplesmente o carro que possui o maior custo de manutenção do mercado brasileiro na atualidade, com um índice que é de 52.

É importante ressaltar que dentro dos critérios avaliados pelo estudo, foi possível criar uma pontuação que varia entre 10 e 60 pontos, o que deixa claro como de fato o índice do Golf é alto demais.

Volkswagen Jetta 2.0 TSI

Carros com maior custo de manutenção

Outro modelo da montadora alemã surge dentro da lista, logo abaixo do primeiro colocado, com um total de 49 pontos dentro da escala IMV: o sedã médio Jetta 2.0 TSI.

O modelo, que é muito apreciado pelos consumidores que buscam ter a perfeita aliança entre desempenho e conforto, é também um verdadeiro pesadelo para os seus proprietários sempre que chega a conta do mecânico.

Chevrolet S-10 2.4

Carros com maior custo de manutenção

E se nas duas primeiras posições nós encontramos somente modelos da Volkswagen, agora chegou a vez da Chevrolet, que coloca na terceira posição dentre os carros com maior custo de manutenção do mercado na atualidade, uma picape média.

A S-10 2.4 apresenta um índice de 41 pontos de IMV, o que mostra que apesar de ser uma picape média cheia de vantagens e que aposta o conforto para agradar aos seus proprietários, ela também costuma dar prejuízo quando o assunto é uma ida ao mecânico.

Portanto, se você tinha interesse em comprar algum dos três modelos que foram citados anteriormente, tenha em mente que eles poderão lhe trazer algum tipo de gasto extra com manutenção no futuro.