O Inmetro, por meio de seu órgão responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, o Conpet, divulgou quais são os carros mais econômicos do Brasil. E um dos destaques do ano, o próximo lançamento da Volkswagen, ganhou nota máxima em todas as versões.

Houve muitas surpresas na lista divulgada pelo Inmetro, sendo a principal delas o Volkswagen Up, que será lançado no inicio de fevereiro. O veículo compacto da montadora alemã tirou nota A em todas as versões, conquistando um posto de destaque, antes mesmo de seu lançamento oficial, entre os carros mais econômicos do país. A versão mais econômica, a gasolina, apresentou os seguintes números: urbano – 13,2 km/l e estrada – 14,3 km/l.

Volkswagen Up

O campeão, dentre os carros mais econômicos do Brasil, ainda é o Renault Clio, que também levou o título no ano passado. O carro consome menos, especialmente quando nas versões mais básicas, sem ar-condicionado, que aumenta o consumo de combustível. A versão a gasolina apresentou os seguintes números de consumo: urbano – 14,3 km/l e estrada – 15,8 km/l.

Outro que manteve boa avaliação foi o Nissan March 1.0. O Inmetro não divulgou se a versão avaliada era a nacional do hatch compacto. O veículo apresentou os seguintes números: urbano – 12,6 km/l e estrada – 15 km/l.

Substituto do famoso Uno Mille, o Palio Fire está entre os mais econômicos do país, além de ser o veículo atualmente mais barato do Brasil. Os números das unidades avaliadas, que foram todas sem ar-condicionado, foram os seguintes: urbano – 12,3 km/l e estrada – 15 km/l.

Com motor mais potente, o Fiat Uno Economy 1.4 ainda apresenta um dos melhores desempenhos no quesito economia, muito por conta das melhorias feitas no trem de força do carro. O uno apresenta os seguintes números: urbano – 12,5 km/l e estrada – 15,2 km/l.

Com o título de menor carro vendido atualmente no Brasil, o smart ForTwo apresenta índices de consumo muito bons, muito por conta de seu motor 1.0 litro de três cilindros e do seu pequeno tamanho. O carrinho apresentou os seguintes números: urbano – 13,2 km/l e estrada – 14,4 km/l.

Smart Fortwo

Com motorização similar a do Volkswagen Up, o Fox Bluemotion apresentou um desempenho muito parecido com do seu “primo” menor. O Fox apresentou os seguintes números: urbano – 12,7 km/l e estrada – 14,4 km/l.

Esses foram os carros mais econômicos do Brasil segundo a avaliação do Inmetro para 2014. Vale ressaltar que os números mostrados aqui são apenas para os modelos movidos à gasolina.