Chegando o final do ano e começam os tradicionais balanços. No setor automotivo é comum dar uma olhada para trás para ver o que surgiu de mais interessante nos últimos meses para tentar aprender um pouco mais sobre o que estão pensando as montadoras e como elas estão trabalhando para tentar agradar cada vez mais os consumidores. E olhando mais particularmente para os lançamentos que foram feitos este ano no segmento de carros populares podemos perceber que existe uma tendência surgindo relacionada a lançamentos ais requintados e com preço mais acessível.

Carros populares estão ficando mais requintados

As pessoas podem não encontrar muita coisa em comum quando colocam lado a lado o Onix, que foi um dos grandes lançamentos da GM este ano, o HB20 da Hyundai que conseguiu ser um dos lançamentos mais comentados do ano, e também o Etios da Toyota. Realmente dentro do segmento de populares são carros diferentes entre si, mas que apresentam algumas particularidades interessantes que estão diretamente ligadas ao futuro deste segmento, de acordo com alguns especialistas. Agora é a vez dos carros populares ficarem mais completos, oferecendo mais conforto e desempenho para seus passageiros por um preço ainda acessível. E a montadora que não se der conta disso poderá ficar para trás rapidamente.

Os carros citados no parágrafo acima foram lançados praticamente juntos no mercado este ano, e são veículos considerados de entrada no mercado dentro de suas marcas. A boa notícia para os consumidores é que os preços destes lançamentos realmente conseguiram competir com outros modelos populares que estão no mercado a mais tempo. A diferença deles para o Gol ou o Novo Uno, por exemplo, é que visto de longe ele realmente parece um carro mais sofisticado do que seus concorrentes mais vendidos, além de oferecerem uma série de itens que os outros não oferecem. Provavelmente, o que ainda segura os populares clássicos no topo da lista é a confiança que os motoristas depositam na marca, mas isso pode mudar muito rapidamente.

Interior do HB20

Itens de luxo dentro do popular

Estes três modelos que foram citados realmente estão trazendo ao mercado nacional uma nova categoria dentro dos veículos populares, já que existem uma serie de itens que antes era encontrados somente em carros de luxo, ou pelo menos em carros considerados de médio preço. Mesmo assim, os especialistas ainda consideram que estes três modelos de carros ainda são uma exceção no mercado, mas que rapidamente poderão se transformar em uma regra, principalmente na medida que os consumidores começaram a trocar os carros mais clássicos por estes modelos que realmente oferecem algo a mais para seus consumidores.

Os especialistas afirmam que o lançamento destes modelos no Brasil representam realmente uma evolução natural do setor como um todo, mas que aqui no Brasil não tinha se materializado com tamanha força para os consumidores. A partir de agora, esta tendência de renovação vai começar a aparecer mais frequentemente, até se tornar uma regra para todos os demais lançamentos.

Os especialistas afirmam que na verdade estas mudanças dependem de um conjunto de fatores que não estão relacionados apenas ao fato das montadoras estarem pensando somente no consumidor brasileiro mas também no cenário mundial como um todo, no qual o Brasil está cada vez mais inserido. As montadoras precisam se preocupar em oferecer um diferencial para os motoristas, ainda mais quando a cada ano surgem novas montadoras entrando neste mercado tentando explorar o crescimento da economia brasileira. Ou seja, o tempo onde era possível ter três carros basicamente iguais mas de marcas diferentes disputando o segmento de populares já passou.

Toyota Etios

Além disso, existe um fator facilitador natural que é o fato da tecnologia estar, de uma certa forma, mais barata e acessível tanto para as montadoras quanto para os consumidores, o que permite colocar um pouco mais destas novidades dentro dos carros que estão sendo vendidos para as pessoas que procuram um modelo de entrada ao invés de um carro um pouco mais caro. Em alguns casos a legislação também acaba forçando que as montadoras façam evoluções nos seus carros, como o que está acontecendo no Brasil onde a partir do ano de 2014  todas os carros deverão sair de fábrica com freios ABS e sistemas de Airbags.

Ou seja, muitas  montadoras, ao invés de esperar até o lançamento do ano onde isso realmente será obrigatório, já estão antecipando e oferecendo isso para seus clientes, como um atrativo a mais na hora da compra. Uma outra tendência que está sendo observada pelos especialistas que analisam o cenário como um todo é o fato destes três lançamentos citados, que neste ano sem dúvida foram s que fizeram mais barulho na indústria, pertencem a um segmento que ficou conhecido como Compacto Hatch e que já estão representando cerca de 50% de todos os carros que são vendidos aqui no Brasil.